Tony Kanaan não conseguiu a vitória neste sábado (19/07), na 9.ª etapa da temporada 2003 da IRL IndyCar Series, no oval de 1.33 milha (2,1 km) do Nashville Superspeedway, nos Estados Unidos. A vitória ficou com outro brasileiro: Gil de Ferran (Penske). Mesmo não vencendo, Kanaan fez uma corrida consistente e terminou na 9.ª posição, e foi a oitava vez na temporada que termina entre os 10 primeiros — isso só não aconteceu em Motegi, no Japão, quando Kanaan se acidentou na disputa pela liderança com Scott Dixon.
“Infelizmente não acertamos na estratégia da corrida”, explicou o piloto de 28 anos, da equipe Andretti Green. “Nosso carro estava muito bom, apesar disso não escolhemos a melhor estratégia e perdemos a chance de chegar mais perto dos primeiros. Estou chateado pela posição, mas contente por ter mantido a regularidade”, disse o piloto que agora tem 303 pontos, 14 a mais que Gil de Ferran, segundo colocado (289 pontos), que venceu duas vezes este ano.
Na corrida, Tony Kanaan teve problemas com o primeiro set de pneus, que acabou formando bolhas. A equipe diminuiu a pressão dos pneus no pit stop, mas o carro passou a pegar no chão. “Tivemos alguns problemas de ajuste dos pneus. O carro depois que parou de bater no concreto, passou a ficar ruim no tráfego. Complicou as minhas chances de vencer”, disse Tony Kanaan, que largou em 10.° lugar e recebeu dois pontos por ter liderado o maior número de voltas (55).
A 10.ª etapa da temporada 2003 da IRL IndyCar Series será no próximo domingo (27/07) no oval de 2 milhas (3,2 km) do Michigan International Speedway. Kanaan vai tentar manter a regularidade e sabe que uma vitória seria excelente para melhorar o conforto na tabela de classificação. “Será mais uma corrida e tenho de trabalhar bastante para melhorar minha posição. Estou confiante de que em Michigan as coisas sairão bem melhores do que foram aqui em Nashville”, finalizou o brasileiro.