Alex Sperafico estuda opções para próxima temporada

Alexandre Sperafico voltou ao Brasil na última semana trazendo em sua bagagem uma série de opções para dar seqüência à carreira no automobilismo norte-americano. O piloto paranaense, que em 2004 participou das oito primeiras etapas da Fórmula Mundial defendendo a Conquest Racing, acompanhou a última prova, disputada em 7 de novembro na Cidade do México, onde manteve contatos com dirigentes de várias equipes da categoria.

“A minha preferência é por continuar na Fórmula Mundial”, ele manifesta. “Praticamente todas as vagas estão disponíveis, mas a procura é muito grande, há muitos pilotos novos conversando nos bastidores, todo mundo está ligado nessa perspectiva de crescimento da categoria”, diz. Apenas dois times definiram seus pilotos para 2005 – a Newman-Haas, com Sèbastien Bourdais e Bruno Junqueira, e a RuSport, com A.J. Allmendinger e Michel Jourdain Jr.

“A concorrência está forte, pude perceber isso durante a prova no México, estava todo mundo lá começando a conversar para o ano que vem”, relata. Rick Gorne, manager de Sperafico, segue com os contatos com todas as equipes. “A Fórmula Mundial, agora, é uma opção bem melhor do que era no final de 2003. A categoria teve um ano de transição, os donos mudaram, e sobreviveu, digamos assim. Agora, a tendência é de um bom crescimento”.

Embora o próximo campeonato só vá começar em abril, Sperafico espera definir seu futuro ainda neste ano. “A idéia é essa, ver o que cada equipe oferece e optar por um bom pacote. Por outro lado, não adianta a gente ter pressa, o melhor é analisar a situação com calma”. O calendário para 2005 divulgado pela Champ Car prevê 14 etapas. Rumores nos bastidores da categoria indicam para a realização de provas no Brasil e na Argentina.