Junqueira concorda com as novas regras

A quarta etapa da Fórmula Mundial vai ser diferente das outras. Primeiro por ser disputada na Inglaterra, em Brands Hatch, circuito novo para a categoria neste século. Segundo, por ser realizada em uma segunda-feira (05/5), feriado inglês. Por fim, por ter provocado mudanças nas regras desde os treinos de classificação, em virtude da pequena extensão do circuito que será utilizado, de apenas 1.920 metros.

Os treinos de classificação na Inglaterra, que terão início neste sábado (03/5) e prosseguirão no domingo (04/5), serão realizados como nos circuito ovais, com apenas um carro na pista de cada vez, com a finalidade de evitar problemas com tráfego. Cada piloto poderá completar seis voltas, sendo que as quatro intermediárias serão cronometradas. Vice-líder do campeonato, o mineiro Bruno Junqueira (Banco Rural/RM Sistemas/Tele Sena/ Gazeta Mercantil) concorda com as alterações anunciadas. “Acho que a categoria foi bastante consciente em mudar a regra de classificação para esta etapa de Brands Hatch, pois em um circuito de tão curta extensão, uma classificação como a que temos nos demais circuitos mistos poderia ser bastante injusta. O sistema de voltas lançadas me parece bem mais coerente”. A ordem de entrada dos concorrentes para a tomada de tempos no sábado será de acordo com o resultado do treino livre da manhã. Para a sessão definitiva, no domingo, será pela classificação do primeiro treino classificatório, definido no dia anterior.

Outra alteração no regulamento desportivo será em relação ao reabastecimento e troca de pneus obrigatórios durante a corrida, que não terá o limite de voltas para que o piloto permaneça na pista sem parar para o seu pit stop. A equipe poderá escolher o melhor momento para fazer sua parada, aumentando ainda mais a importância da estratégia e a competitividade das provas, evitando-se congestionamentos nos boxes. A única obrigatoriedade é que sejam feitas no mínimo duas paradas em bandeira verde. “Acho que basicamente essas mudanças são positivas. Considero muito importante a obrigação de dois pit stops sob bandeira verde, independente de qualquer outra estratégia”, aprova Bruno Junqueira, um dos líderes da Fórmula Mundial. Se por acaso alguma equipe decidir aproveitar uma eventual bandeira amarela, poderá fazer apenas o reabastecimento. A troca dos pneus só poderá ser realizada com a corrida em andamento normal.

PROGRAMAÇÃO DO GP DE BRANDS HATCH (horário de Brasília):

Sábado (03/05)

6h00 – 6h30 – 1o treino livre

7h40 – 8h30 – 2o treino livre

10h30 – 11h30 – 1o treino classificatório

Domingo (04/05)

6h00 – 7h15 – 3o treino livre

9h45 – 10h45 – 2o treino classificatório

Segunda-feira (05/05)

6h00 – 6h30 – Warm up

10h00 – GP de Brands Hatch, 165 voltas

A tabela de pontuação da F-Mundial depois de três provas está assim:

Paul Tracy (Candá), 64 pontos;

Bruno Junqueira (Brasil), 38;

Michel Jourdain Jr. (México), 34;

Adrian Fernandez (México), 28;

Jimmy Vasser (EUA), 20;

Roberto Moreno (Brasil), 18;

Patrick Carpentier (Canadá), 18;

Alex Tagliani (Canadá), 17;

Mário Haberfeld (Brasil), 16;

Darren Manning (Inglaterra), 11;

Mario Dominguez (México), 10;

Tiago Monteiro (Potugal), 8;

Ryan Hunter-Reay (EUA), 7;

Joel Camathias (Suiça), 6;

Patrick Lemarie (França), 6;

Sebastien Bourdais (França), 5;

Alex Yoong (Malásia), 4;

Oriol Servia (Espanha), 2 pontos.