O líder do campeonato da Fórmula Mundial Paul Tracy (Forsythe Racing) foi o mais rápido no último treino livre antes da primeira tomada de tempos para a quarta etapa da Fórmula Mundial, que está sendo realizada no circuito de Brands Hatch, na Inglaterra. O brasileiro Bruno Junqueira (Banco Rural/RM Sistemas/Tele Sena/Gazeta Mercantil) ficou com a quarta marca, depois de ter liderado a tabela de tempos por vários minutos. O canadense foi cronometrado em 37s263 nos 1.920 metros do circuito, contra 37s605 do vice-líder do certame. Mario Haberfeld (Polibrasil/Liofol/ Henkel/ SOS Mata Atlântica) ficou com o 11º tempo (37s947) e Roberto Moreno (Herdez) foi o 15º, com 38s277.
Foram realizadas duas curtas sessões de treinos livres, com duração de 50 minutos cada, e um intervalo de também 50 minutos entre as sessões. Na primeira parte do treino Bruno Junqueira iniciou fazendo “instalations lap” com o carro reserva, para verificar o funcionamento de todos os sistemas. Posteriormente, o mineiro passou ao titular, finalizando a sessão em segundo, atrás apenas do piloto inglês Darren Manning (Walker Racing), que apesar de novato na categoria, é o piloto com maior experiência neste circuito, enquanto Bruno fez sua estréia na pista hoje. Na segunda sessão Junqueira finalizou na quarta colocação, mas por grande parte do treino registrava a melhor marca, mas foi superado ao final quando alguns pilotos, incluindo o seu companheiro de equipe, colocaram pneus novos. “Ao contrário do que prevíamos, devido ao curto traçado, os pneus tiveram um aquecimento surpreendentemente rápido, já que na minha quarta volta da primeira saída nesta manhã, já consegui registrar uma boa marca. Essa constatação será muito importante para o nosso desempenho na classificação”, acredita o representante Banco Rural/RM Sistemas/Tele Sena/Gazeta Mercantil.
De forma geral os pilotos estão gostando da prova inglesa. “O traçado da pista é realmente muito interessante, mas definitivamente curto demais. Não há pausa para respirar durante a volta. Entre nós, pilotos, já concordamos que esta deverá ser uma corrida fisicamente e mentalmente bastante desgastante com suas 165 voltas previstas”, prevê Junqueira. Mas as novidades nas etapas européias – na próxima semana será realizada a prova no oval de Lausitz, na Alemanha – poderão provocar interessantes mudanças nas corridas. “O fato de que todos tiveram que optar por um pacote único de chassi para ambas as etapas européias, devido às restrições de carga aérea para o transporte intercontinental, poderá repercutir com resultados interessantes. Esperamos que algumas equipes priorizem um bom pacote para Brands Hatch em detrimento da prova alemã, ou vice-versa, e por isso poderemos ver alguns pilotos andando na frente, que em circunstâncias normais poderiam não estar lá, mas cada um investe no que acredita valer a pena”, aposta o vice-líder do campeonato. “Nós da equipe Newman-Haas optamos por algo que será mediano entre as duas etapas, mas que com bastante trabalho poderemos chegar a um ótimo acerto de qualquer forma”, confidencia o mineiro.
O primeiro treino de classificação será realizado neste sábado a partir das 10h30 (horário de Brasília), com novidade para circuitos mistos. Como o traçado de Brands Hatch escolhido é o mais curto (1.920 metros), nas tomadas de tempo apenas um carro entrará na pista de cada vez, com a finalidade de evitar problemas com tráfego. Cada piloto poderá completar seis voltas, sendo que as quatro intermediárias serão cronometradas.
Os tempos do último treino livre antes da classificação em Brands Hatch foram:
1) Paul Tracy (CAN), Lola, Forsythe Racing, 37s263;
2) Sebastien Bourdais (FRA), Lola, Newman/Haas Racing, 37s493;
3) Alex Tagliani (CAN), Lola, Rocketsports Racing, 37s511;
4) Bruno Junqueira (BRA), Lola, Newman/Haas Racing, 37s605;
5) Darren Manning (ING), Reynard, Walker Racing, 37s607;
6) Oriol Servia (ESP), Lola, Patrick Racing, 37s627;
7) Michel Jourdain Jr. (MEX), Lola, Team Rahal, 37s795;
8) Rodolfo Lavin (MEX), Reynard, Walker Racing, 37s800;
9) Adrian Fernandez (MEX), Lola, Fernandez Racing, 37s816;
10) Alex Yoong (MAL), Lola, Dale Coyne Racing, 37s917;
11) Mario Haberfeld (BRA), Reynard, Conquest Racing, 37s947;
12) Patrick Lemarie (FRA), Lola, PK Racing, 38s143;
13) Jimmy Vasser (EUA), Reynard, Team Johansson, 38s154;
14) Patrick Carpentier (CAN), Lola, Forsythe Racing, 38s236;
15) Roberto Moreno (BRA), Lola, Herdez Competition, 38s277;
16) Ryan Hunter-Reay (EUA), Reynard, Team Johansson, 38s350;
17) Mario Dominguez (MEX), Lola, Herdez Competition, 38s383;
18) Tiago Monteiro (POR), Reynard, Fittipaldi-Dingman, 38s823;
19) Joel Camathias (SUI), Lola, Dale Coyne Racing, 38s918.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.