Bruno Junqueira termina em segundo novamente

O brasileiro Bruno Junqueira (Banco Rural/RM Sistemas/Gazeta Mercantil) voltou a terminar em segunda na Fórmula Mundial, desta vez no GP de Vancouver, 11ª etapa da Fórmula Mundial, disputada domingo (27/7) nas ruas da cidade canadense. O vencedor foi novamente o canadense Paul Tracy (Forsythe Racing), que com a quinta vitória na temporada ampliou a sua liderança no campeonato para 161 pontos, 20 a mais que o mineiro. O terceiro no certame, com 125 pontos, é o mexicano Michel Jourdain Jr, quarto na corrida, atrás do francês Sebastien Bourdais. Os outros brasileiros: Mário Haberfeld (Conquest Racing) foi sétimo, Roberto Moreno (Herdez Competition) e Gualter Salles (Dale Coyne Racing) abandonaram devido a acidentes.

Bruno Junqueira aproveitou bem o acionamento da bandeira de largada e pulou de segundo para a dianteira, liderando as primeiras 21 voltas, com Paul Tracy em segundo. Depois de muita discussão entre os fiscais de pista e a equipe Newman-Haas, os comissários desportivos entenderam que o brasileiro “queimou” a largada, e ordenaram que ele abrisse passagem para o líder do campeonato. “Eu perdi completamente a concentração depois da minha penalização, pois realmente aquilo foi muito estranho para mim. Assim, nas voltas seguintes acabei perdendo muito contato com o Tracy e ainda cometi um erro no primeiro pit stop ao deixar o carro morrer. Depois disso, ainda levei um tempo para me recompor e voltar à prova. Minha autoconfiança realmente só voltou quando consegui ultrapassar o Michel Jourdain nos boxe. A partir daí, tive uma boa corrida novamente, mas sem dúvida muito difícil”, explicou o representante de Banco Rural/RM Sistemas/Gazeta Mercantil.

A prova de Vancouver foi muito difícil para os pilotos, em virtude de ser disputada em um circuito de rua com muita ondulação, que além de forçar os carros, provocou muitos acidentes. Devido a isso, apenas quatro pilotos terminaram na mesma volta, e somente dez pilotos receberam a bandeirada de chegada. Sete competidores abandonaram em virtude de acidentes, inclusive os brasileiros Gualter Salles e Roberto Moreno. “Numa prova com tantos incidentes, comigo e com outros pilotos, fico contente com a segunda colocação. Apesar de ter tido um bom desempenho neste final de semana, não me considerava favorito a vitória aqui. Esta era mais uma pista para o Tracy, mas agora em Road America e Mid Ohio, a historia será outra. Essas duas são minhas pistas prediletas no campeonato, e brigarei pela vitória”, promete Bruno Junqueira. A próxima prova da Fórmula Mundial será disputada já no próximo final de semana (03/8), no circuito de Road América, em Elkhart Lake (EUA).