O canadense Paul Tracy (Forsythe) venceu neste domingo (27/07) o GP de Vancouver, pela 11ª etapa da temporada 2003 da CART. O brasileiro Bruno Junqueira (Newman/Haas) terminou em segundo, com seu companheiro de equipe, o francês Sebastien Bourdais, em terceiro.
O paulista Mario Haberfeld (Polibrasil/Liofol/Henkel/SOS Mata Atlântica/Ellus/X-Treme) teria terminado em quinto se não fosse o mesmo problema que teve na prova de Cleveland: a quebra de marchas. Faltando 30 voltas para o final da prova, o carro de número 34 da equipe Mi-Jack Conquest Racing ficou sem a segunda e a terceira marcha. “A partir desse momento, tudo o que eu mais queria era que a corrida acabasse e que as outras marchas não quebrassem, como aconteceu em Cleveland”, comentou o brasileiro, que terminou em 7º, terceira melhor posição no ano (Mario terminou em 4º em St. Petersburg e 5º em Laguna Seca, além de já ter terminado também em 7º em Milwaukee), e marcou 6 pontos, somando agora 47. O piloto se manteve na 11ª posição na classificação. Haberfeld se mostrou muito preocupado com este problema. “Ninguém descobre o que está causando as quebras das marchas. O Jimmy Vasser teve o mesmo problema”.
Apesar disso, Mario fez uma bela prova, conquistando posições não só nos boxes, mas na pista também. O brasileiro fez duas belas ultrapassagens sobre Jimmy Vasser (American Spirit) e Darren Manning (Walker). Ele só lamentou a punição que recebeu de 5 segundos no terceiro pit stop, considerada por todos injusta. “Falaram que eu estava bloqueando o Manning nos pits, o que aconteceu. Ele que me bloqueou na pista por mais de 3 voltas, o que é muito pior, e nada aconteceu”, explicou.
No final da corrida, Mario Haberfeld considerou o resultado muito satisfatório para a equipe, principalmente depois dos problemas que tiveram. “É bom voltar a ter boas corridas. O carro estava muito competitivo até a quebra e fomos o Reynard mais rápido”, comemorou o paulista, que nesta segunda-feira (28/07) volta para Miami, onde mora, para na quarta-feira (30/07) seguir para Elkhart Lake, próxima etapa da CART, no dia 03 de agosto.