Road América pode ser a hora da virada para Bruno Junqueira

No próximo domingo (03/8) se realizará a 12ª etapa da temporada da Formula Mundial, no Autódromo misto de Road America, em Elkhart Lake, no Estado de Wisconsin (EUA), com transmissão vivo pela RedeTV!, a partir das 16 horas (Horário de Brasília). Para o brasileiro Bruno Junqueira (Banco Rural/RM Sistemas/Gazeta Mercantil) esta é a mais especial etapa da temporada, já que o piloto mineiro alcançou neste circuito a sua primeira vitória na categoria (2001), e agora defende a pole position que conquistou no ano passado. “Road America é sem duvida minha pista predileta no calendário da Formula Mundial, além de ser mais especial ainda, por ter sido palco da minha primeira vitória na categoria, ainda em meu ano de estréia”, relembra o vice-líder do campeonato.

Na sua primeira experiência em Elkhart Lake, Bruno Junqueira largou da 10ª colocação e venceu. No ano passado o piloto do Banco Rural/RM Sistemas/Gazeta Mercantil largou da pole position e chegou em terceiro, em uma verdadeira festa brasileira. A vitória ficou com Cristiano da Matta, que era titular da Newman/Haas, Tony Kanaan foi o quarto e Christian Fittipaldi recebeu a bandeirada em sexto. Os treinos em Road América começam nesta sexta-feira, e o vice-líder do campeonato espera ter um bom carro para vencer. Devido às longas retas, é muito importante ter um bom motor, ao mesmo tempo em que é muito difícil achar o melhor acerto para o carro, já que para as longas retas é necessário tirar pressão aerodinâmica, o que o deixa o monoposto mais difícil de ser controlado nas curvas de alta velocidade, sacrificando o desempenho nas curvas em detrimento de uma melhor performance nas retas. “Realizamos um dia de testes por lá no mês de junho, e tivemos um excelente desempenho. Essa é uma pista em que sempre andei forte e também a equipe Newman/Haas tem um ótimo retrospecto. Portanto, acho que podemos esperar uma boa performance neste final de semana”, acredita Junqueira.

Tendo terminado 2002 como vice-campeão, Bruno Junqueira se encontra numa posição ainda melhor nesta temporada, em relação ao mesmo momento do campeonato do ano passado: Em Elkhart Lake o mineiro tinha chegado como terceiro colocado no certame, com 86 pontos conquistados, enquanto que agora ele já chega na vice-liderança, com 141 pontos, e a apenas 20 da ponta. E a pista de Road America é o terceiro e ainda o antepenúltimo circuito misto localizado em autódromos nesta temporada – conhecido com a Spa-Francorchamps da América, em virtude de sua longa extensão de 6.606 metros e os desafios proporcionados pelas três longas retas, onde se pode chegar a 320 km/h, curvas de alta velocidade e diversos pontos de ultrapassagens -, bem ao gosto de pilotos que vieram da escola européia, como é o caso de Bruno Junqueira, que foi campeão internacional de Fórmula 3.000. “Entramos agora numa fase no campeonato de uma seqüência de provas bastante positivas para mim, começando por Road América, onde sempre andei forte e tive lá minha primeira vitória, e no ano passado conquistei a pole. Depois vem Mid- Ohio, onde também tenho um ótimo retrospecto naquele autódromo, e depois vamos a Montreal, onde no ano passado larguei em terceiro e quando estava em segundo, o meu motor quebrou. Daí vamos para Denver, onde dominei a etapa inaugural do ano passado, conquistando a pole e a vitória. Depois disso temos as últimas quatro etapas do ano, Miami, México City, no Autódromo Hermanos Rodriguez, Austrália e Fontana, onde também somos muito fortes”, argumenta Junqueira, dando mostras de que acredita na conquista de vitórias e do título de campeão.

A programação da 12ª etapa da F-Mundial é a seguinte:

Sexta-Feira (01/8)

11h30 – 12h20 – 1º Treino Livre

13h10 – 14h00 – 2º Treino Livre

16h30 – 17h30 – 1º Treino de Classificação

Sábado (02/8)

12h00 – 13h15 – 3º Treino Livre

15h45 – 16h45 – 2º Treino de Classificação

Domingo (03/8)

12h00 – 12h30 – Treino de Aquecimento

16h00 – Corrida – 60 voltas.