A Fórmula Mundial chega ao circuito de Portland para a corrida deste domingo (19) pronta para pulverizar um recorde que há cinco anos pertence ao brasileiro Helio Castroneves. Em abril, durante dois dias de testes, dez pilotos superaram o melhor tempo de volta (57s738), em razão da reforma que deixou a pista mais rápida neste ano. A chicane da reta de largada, ponto crítico do traçado, passou por grandes mudanças. A caixa de brita foi trocada por uma área de escape asfaltada e o contorno da curva 2 ficou mais suave. “As alterações são interessantes e aumentaram a segurança, o que pode representar uma largada limpa, sem acidentes. Todo mundo chegava freando forte naquele ponto”, afirma Sebastien Bourdais (Newman/Haas), líder do campeonato e vencedor da corrida de Portland em 2004.
Esta será a 22ª edição da prova no Portland International Raceway, mas a presença da Fórmula Mundial na cidade é bem mais antiga do que o autódromo. Um circuito montado nas ruas de Portland recebeu a prova de abertura do primeiro campeonato da história da categoria, em junho de 1909. O traçado atual tem 3.150 metros. “A pista de Portland é muito especial. Tem chicanes velozes, curvas de alta, curvas travadas e trechos escorregadios. O maior desafio para conseguir um bom resultado aqui é encontrar um acerto que deixe o carro balanceado e ao mesmo tempo com bastante aderência”, comenta Oriol Servia (Newman/Haas), que foi confirmado como substituto do brasileiro Bruno Junqueira enquanto o piloto se recupera do acidente sofrido em Indianápolis, no final em maio.
Com a ausência de Bruno Junqueira, o caminho ficou livre para Sebastien Bourdais assumir a liderança do campeonato na etapa anterior, em Milwaukee. Mesmo assim, a temporada continua muito disputada e outros dois pilotos estão de olho no primeiro lugar na pontuação: o vice-líder, Justin Wilson (RuSPORT), e o terceiro colocado, Paul Tracy (Forsythe). Uma das vantagens de Justin Wilson é o bom desempenho apresentado pela RuSPORT em Portland. Ele foi o segundo mais rápido nos testes de abril, ficando atrás apenas do companheiro de equipe, AJ Allmendinger. Paul Tracy também vem embalado depois da vitória em Milwaukee, mas tem um tabu pela frente: em 12 participações, jamais ganhou em Portland.
Se a disputa direta pela liderança fica restrita aos três, a briga pelo primeiro lugar na corrida envolve muito mais gente. Um dos candidatos é o brasileiro Cristiano da Matta (PKV), que fez a pole e ganhou a prova na última vez que correu em Portland, em 2002. “Testamos em Portland em abril e desde então fizemos muitas mudanças fora da pista que vão melhorar nossa performance. É uma pista que me agrada, sempre andei bem quando estava na Indy Lights e ganhei aqui há três anos”, conta Cristiano da Matta, que largou em quarto lugar em Milwaukee, sua melhor posição no grid em 2005. A vitória de Cristiano da Matta foi a quinta de um brasileiro no circuito. Emerson Fittipaldi (1989 e 1993) e Gil de Ferran (1999 e 2000) ganharam duas vezes. Em número de poles, o recordista da pista é Emerson Fittipaldi, com três.
Depois de completar uma prova pela primeira vez na categoria, na etapa anterior, o paranaense Ricardo Sperafico (Dale Coyne) está confiante para a corrida do fim de semana. Como está estreando na Fórmula Mundial, ele precisa gastar boa parte dos treinos livres para conhecer os circuitos, o que acaba atrasando o trabalho com o carro. Pelo menos este problema ele não terá em Portland. “Fiz dois dias de treinos no início da temporada e não vou precisar ficar aprendendo a pista. Logo nas primeiras voltas poderei andar num bom ritmo”, analisa. A largada da etapa de Portland está marcada para 16h30 de domingo, com transmissão ao vivo da F1Mania. A prova abre uma seqüência de quatro corridas em cinco semanas. Serão duas nos Estados Unidos e duas no Canadá.
PROGRAMAÇÃO DA FÓRMULA MUNDIAL EM PORTLAND:
Sexta-feira (17/06)
14h15 – 15h30 1º treino livre
18h00 – 19h00 1º treino classificatório
Sábado (18/06)
14h30 – 15h30 2º treino livre
18h00 – 19h00 2º treino classificatório
Domingo (19/06)
13h00 – 13h30 Warm up
16h30 GP de Portland (94 voltas)
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.