Depois de ter ultrapassado a fronteira dos Estados Unidos uma vez nesta temporada, para a segunda etapa em Monterrey, no México, agora é a vez do circo da Fórmula Mundial atravessar o Atlântico para disputar na próxima segunda-feira (05/5), a partir das 10 horas (horário de Brasília), a sua primeira prova em circuito misto na Inglaterra. A quarta rodada do certame vai ser realizada no circuito de Brands Hatch, nos arredores de Londres, com a participação de três brasileiros que iniciaram sua carreira internacional na Europa: Bruno Junqueira (Newman-Hass Racing), vice-líder do campeonato com 38 pontos, Roberto Moreno (Herdez Competition), sexto com 18, e Mário Haberfeld (Conquest Racing), nono com 16 pontos.
A viagem para a Europa deixa toda a categoria animada, pela mudança de ares e de palco. Em 2001 a Fórmula Mundial realizou corridas na Inglaterra e na Alemanha, a exemplo do que ocorrerá nesta temporada. No ano passado, a passagem foi só pelo Reino Unido. “É sempre bom voltar a correr na Europa, onde morei e corri por três anos, quando disputava o Campeonato Internacional da Formula 3000, e me sentia bastante familiarizado. Acho que a presença da Formula Mundial no continente europeu é bastante significativa e promove muito o nosso campeonato”, elogia Bruno Junqueira (Banco Rural/RM Sistemas/Tele Sena/ Gazeta Mercantil).
Na temporada passada a Fórmula Mundial correu na Inglaterra, no circuito oval de Rockingham, onde os melhores brasileiros foram Cristiano da Matta, em segundo, e Bruno Junqueira, em quinto. Agora, os velozes monopostos vão dividir espaço no circuito pequeno de Brands Hatch, também conhecido como Indy, por ter sediado uma prova da categoria em 1978, e que mede apenas 1.930 metros de extensão. Por isto, este traçado será novidade para muitos pilotos. “Por três anos disputei o Campeonato Internacional de Formula 3000, mas em nenhum desses o circuito de Brands Hatch fez parte do calendário, e eu nem mesmo cheguei a realizar qualquer treino lá ou apenas visitar”, observa Junqueira. “Portanto, está será uma pista totalmente desconhecida para mim, e surpreendentemente uma pista conhecida por vários outros pilotos, principalmente esses da nova safra de europeus que chegaram à Formula Mundial este ano”, constata o representante de Banco Rural/RM Sistemas/Tele Sena/ Gazeta Mercantil, ao lembrar do brasileiro Mário Haberfeld (Polibrasil/Liofol/Henkel/SOS Mata Atlântica), que foi campeão inglês de Fórmula 3, e do piloto local Darren Manning, que sempre teve ótimos resultados nesta pista. “Como novatos nos Estados Unidos, eles estão estreando em quase todas as pistas, mas terão uma oportunidade diferente lá”, acredita o vice-líder do certame.