Três pilotos brasileiros serão homenageados numa festa a ser organizada pela Honda. A empresa japonesa produtora de motores para competição comemorará no próximo sábado em Colorado Springs, Estados Unidos, os 10 anos da primeira vitória dos seus propulsores nas corridas nos Estados Unidos. André Ribeiro, hoje diretor da PPD Sports, promotora e organizadora do Renault Speed Show by TIM, será um dos convidados ao lado de Tony Kanaan e de Hélio Castro Neves. No dia 20 de agosto de 1995, em New England, Estados Unidos, André foi o primeiro piloto com um motor Honda a subir no lugar mais alto do pódio na antiga Fórmula Indy (hoje Fórmula Cart).
“Estou muito feliz por poder participar desta festa, pois os japoneses têm um carinho muito grande pelos pilotos brasileiros e demonstram uma alegria enorme pelos nossos resultados com os motores da Honda. Por outro lado estou triste por não poder estar em Vitória na etapa do Renault Speed Show by TIM. Quando iniciei a carreira, em 1989, fui o primeiro piloto da história a andar no traçado de rua de Vitória no primeiro treino da Fórmula Ford!”, disse André Ribeiro, que além da vitória em New England, ganhou no Rio de Janeiro e em Michigan, Estados Unidos.
O piloto é o único brasileiro a ter vencido uma etapa da F-Indy no Brasil. No dia 17 de março de 1996 ele levou seu Lola/Honda/Firestone à inédita vitória no recém-inaugurado circuito oval Emerson Fittipaldi, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
A exemplo de Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de Fórmula-1 (1972 e 1974) e campeão da F-Indy (1989), Helio Castro Neves ganhou duas edições das 500 Milhas de Indianápolis – 2001 e 2002 -, umas das mais tradicionais provas do automobilismo mundial, e Tony Kanaan foi campeão da IRL (Indy Racing League) em 2004.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.