Categoria: Indy
|
3 de agosto de 2003 23:15

Bruno Junqueira vence e abandona

O brasileiro Bruno Junqueira (Banco Rural/RM Sistemas/Gazeta Mercantil) venceu de ponta a ponta neste domingo (03/8) a 12ª etapa do Campeonato da Fórmula Mundial, em Elkhart Lake, Wisconsin (EUA), e assumiu a ponta do certame com 164 pontos, três a mais que o canadense Paul Tracy (Forsythe Racing), que bateu e abandonou a corrida na terceira re-largada de uma prova confusa. Neste final de semana o mineiro conquistou a pontuação máxima possível, ao ser o mais rápido no treino de classificação de sexta-feira, ao confirmar a pole position no sábado, e liderar o maior número de voltas da competição, para receber a bandeirada em primeira com a vantagem de 0s703s sobre o francês Sebastien Bourdais, seu companheiro na Newman-Haas Racing. “Tivemos um final de semana 100% com a conquista de todos os 23 pontos disponíveis, e ainda passamos a liderar o campeonato. Não poderia ter sido melhor, estou muito, muito feliz”, vibrou o brasileiro.

Com a prova encurtada de 60 para 34 voltas, por causa dos constantes atrasos decorrentes das duas interrupções motivadas pela tempestade que assolou o estado de Wisconsin, todos os pilotos largaram com a pista úmida, usando pneus de chuva. Bruno Junqueira liderou em todas as re-largadas e chegou a abrir uma consistente vantagem de até quatro segundos sobre Sebastien Bourdais, que sempre manteve este posto. Nas últimas voltas o brasileiro poupou os seus pneus, para assegurar a sua quarta vitória na Fórmula Mundial, mas a primeira desta temporada, que ganhou mais importância porque o levou novamente para a liderança do campeonato. “Os momentos de maior dificuldade da minha vida são seguidos de uma grande inspiração. Acho que tiro força dessas situações. Na corrida de Vancouver, aquele penalização me desconcentrou totalmente, mas depois daquela corrida, disse a mim mesmo que agora as coisas mudariam”, apontou o novo líder da Fórmula Mundial. “Muito trabalho duro ainda terá que ser feito para que conquistemos o campeonato. Acho que outros três pilotos, o Tracy, Jourdain e o Sebastien estão muito fortes e com reais condições de levar o titulo também. Entretanto, esse final de semana foi muito importante para a nossa briga”, acredita Junqueira.

Prova foi interrompida duas vezes

Depois de algumas voltas com os pilotos escoltados pelo “Pace Car”, foi dada a largada da prova com bandeirada amarela em todo o circuito, mas ainda atrás dos carros de segurança, por causa da forte chuva que caia. Duas voltas depois a corrida foi interrompida, para se aguardar a melhora das condições de tempo, já que haviam várias poças de água nos 6,5 km do circuito. Meia hora depois foi dada outra largada, e novamente houve a interrupção pelo aumento da chuva depois de quatro giros. “Não há condições de corrida agora, está chovendo muito, e a pista está realmente encharcada. Ainda não sabemos o que será decidido pela direção de prova, mas foi sensata a decisão deles de não iniciar a prova com bandeira verde, pois o que realmente não precisamos é uma largada acidentada como tivemos na Austrália no ano passado”, lembra Bruno Junqueira, depois de ter percorrido o circuito de Road America por várias voltas e ter se certificado do perigo que os competidores estariam expostos. “A segurança de todos tem que vir sempre em primeiro lugar. É claro que é um pouco frustrante para mim ter conquistado a minha primeira pole na temporada e depois correr o risco de não correr. Mas é preferível que seja assim, do que corrermos o risco de nos acidentar na pista”, completou o piloto do Banco Rural/RM Sistemas/Gazeta Mercantil no intervalo antes da terceira e definitiva largada, já com a pista bem mais seca, cerca de 3h30 depois da primeira partida.

A 13ª etapa da temporada da Fórmula mundial será realizada no próximo domingo (10/8) em Mid Ohio, Ohio (EUA), a partir das 15 horas (Brasília), novamente com transmissão ao vivo pela RedeTV!

O resultado do GP de Road América foi:

1) Bruno Junqueira (BRA), Lola, Newman/Haas Racing, 34 voltas;

2) Sebastien Bourdais (FRA), Lola, Newman/Haas Racing, a 0s703;

3) Alex Tagliani (CAN), Lola, Rocketsports Racing, a 10s883;

4) Max Papis (ITA), Lola, PK Racing, a 14s943;

5) Patrick Carpentier (CAN), Lola, Forsythe Racing, a 19s494;

6) Darren Manning (ING), Reynard, Walker Racing, a 19s592;

7) Roberto Moreno (BRA), Lola, Herdez Competition, a 21s298;

8) Mario Haberfeld (BRA), Reynard, Conquest Racing, a 31s541;

9) Jimmy Vasser (EUA), Reynard, Team Johansson, a 34s982;

10) Ryan Hunter-Reay (EUA), Reynard, Team Johansson, a 41s025;

11) Gualter Salles (Brasil), Lola, Dale Coyne Racing, a 45s278;

12) Adrian Fernandez (MEX), Lola, Fernandez Racing, a 59s576;

13) Geoff Boss (EUA), Lola, Dale Coyne Racing, a 1min35s018;

14) Mario Dominguez (MEX), Lola, Herdez Competition, 18 voltas;

15) Paul Tracy (CAN), Lola, Forsythe Racing, 10 voltas;

16) Michel Jourdain Jr. (MEX), Lola, Team Rahal, 10 voltas;

17) Tiago Monteiro (POR), Reynard, Fittipaldi-Dingman, 10 voltas;

18) Oriol Servia (ESP), Lola, Patrick Racing, 7 voltas;

19) Rodolfo Lavin (MEX), Reynard, Walker Racing, 0 voltas.

A tabela de pontuação da F-Mundial depois de doze provas está assim:

1) Bruno Junqueira (Brasil), 164;

2) Paul Tracy (Canadá), 161 pontos;

3) Michel Jourdain Jr. (México), 125;

4) Sebastien Bourdais (França), 116;

5) Patrick Carpentier (Canadá), 98;

6) Oriol Servia (Espanha), 76;

7) Adrian Fernandez (México), 71;

8) Darren Maning (Inglaterra), 68;

9) Mario Dominguez (México), 65;

10) Alex Tagliani (Canadá), 65;

11) Mário Haberfeld (Brasil), 52;

12) Roberto Moreno (Brasil), 45;

13) Jimmy Vasser (EUA), 44;

14) Ryan Hunter-Reay (EUA), 27;

15) Tiago Monteiro (Portugal), 18;

16) Max Papis (Itália), 17;

17) Rodolfo Lavin (México), 11;

18) Patrick Lemarie (França), 8;

19) Joel Camathias (Suiça), 6;

20) Alex Yoong (Malásia), 4;

21) Brian Herta (EUA), 2;

22) Gualter Salles (BRA), 2 pontos.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.