Nunca uma largada significou tanto para o francês Sebastien Bourdais (Newman/Haas). Quando receber a bandeira verde em Surfers Paradise, neste domingo (23), na 12ª e penúltima etapa da temporada, ele estará confirmando a conquista de seu segundo título consecutivo na Fórmula Mundial, com uma corrida de antecedência. A taça, em tese, já é do piloto francês desde que os organizadores anunciaram o cancelamento da prova da Coréia do Sul, no final do mês passado. Ele só teria uma chance matemática de perder o caneco se ficasse fora das duas etapas finais. Ainda assim, seu único concorrente, o espanhol Oriol Servia (Newman/Haas), precisaria marcar todos os pontos possíveis. Nem ele mesmo acredita nessa possibilidade. Enquanto o líder comemora, o segundo colocado se mantém na frente na briga pelo vice. Oriol Servia sofrerá a concorrência direta de Paul Tracy (Forsythe) e Justin Wilson (RuSPORT) pelo segundo posto, que vale um prêmio de US$ 250 mil. Já o título vai render US$ 500 mil na conta de Sebastien Bourdais.
A situação de Sebastien Bourdais é tão tranqüila que ele não sabe nem dizer ao certo o que espera da corrida. “Não tenho nada muito bem pensado para Surfers Paradise. Quero chegar lá e acelerar, tentar vencer. O trabalho está feito para o meu lado. O título será confirmado ao longo do fim de semana, só posso tentar fazer o que sempre fiz e ganhar mais uma corrida”, comenta o francês. “Eu não corro pelo campeonato. Meu objetivo é sempre terminar cada prova. Se tiver carro para ganhar, ótimo. Se não tiver, procuro apenas pontuar. Foi assim que eu cheguei até aqui”, analisa. A expectativa é de que aproximadamente 300 mil pessoas acompanhem a conquista do título de Sebastien Bourdais em Surfers Paradise. Nesta ano, a Fórmula Mundial já superou a média de 100 mil pessoas por prova e mais de 1 milhão de torcedores assistiram o campeonato das arquibancadas.
Desde que passou para a parte final do calendário, em 1998, a corrida da Austrália já decidiu o campeonato por duas vezes. A primeira foi em 2001, quando Gil de Ferran conquistou o bicampeonato, batendo Kenny Brack. A outra foi em 2003. Paul Tracy assegurou o título por antecipação derrotando Bruno Junqueira. Outra curiosidade do circuito australiano é o fato de nenhum piloto ter conquistado mais do que uma vitória na pista desde a primeira edição, em 1991. Foram 14 vencedores diferentes em 14 anos de história. Um recorde. Na lista dos que conseguiram subir ao lugar mais alto do pódio aparecem três brasileiros: Emerson Fittipaldi (1992), Cristiano da Matta (2001) e Bruno Junqueira (2004). Entre os pilotos que vão alinhar no grid neste domingo, cinco já ganharam na Australia: Paul Tracy (1995), Jimmy Vasser (1996), Cristiano da Matta (2001), Mario Dominguez (2002) e Ryan Hunter-Reay (2003). A corrida deste ano será disputada às 1h25 de domingo, com transmissão ao vivo do Sportv 2.