Bruno Junqueira chega em segundo na Inglaterra

O francês Sebastien Bourdais (Newman-Haas Racing) venceu a quarta etapa da Fórmula Mundial, disputada em Brands Hatch em plena segunda-feira (05/5), feriado na Inglaterra. Em segundo chegou o brasileiro Bruno Junqueira (Banco Rural/RM Sistemas/Tele Sena/Gazeta Mercantil), que passou a somar 54 pontos na vice-liderança, e se aproximou do canadense Paul Tracy (Forsythe Racing), com 66 pontos, que abandonou a prova com o motor quebrado. Os brasileiros Roberto Moreno (Herdez) e Mário Haberfeld (Polibrasil/Liofol/Henkel/SOS Mata Atlântica) terminaram em sétimo e nono respectivamente, e estão na sétima e décima posições no certame. A próxima etapa será realizada domingo (11/5), no oval EuroSpeedway, em Lausitz, na Alemanha.

A prova começou com a liderança do líder do campeonato, Paul Tracy, seguido de Bourdais e Junqueira. Quando os pilotos começaram a parar para o primeiro abastecimento, na 54ª volta, o francês foi mais eficiente e retardou a entrada em seu pit em uma volta e voltou na liderança, seguido do canadense e do brasileiro. “Tínhamos uma longa corrida hoje, com 165 voltas, e por isso a primeira parte da prova, até o primeiro pit stop, foi um jogo de economia de combustível. Sem nenhuma bandeira amarela até aquele ponto, quem conseguiu economizar mais, conseguiu completar mais voltas antes da primeira parada, e isso sabíamos que seria uma vantagem. O Sebastien conseguiu parar uma volta depois de mim, e nessa conseguiu ultrapassar o Tracy, que parou antes mesmo de mim”, explicou Junqueira, sobre a vantagem do vencedor no começo do segundo terço na prova.

Na volta para a pista Bruno Junqueira ficou preso em meio a um grande tráfego de retardatários, e perdeu muito tempo para ultrapassá-los, perdendo conseqüentemente segundos preciosos de contato em relação a Tracy, o segundo, Bourdais, o novo líder. “Depois deste primeiro pit, como tive que realizar diversas ultrapassagens, não consegui uma melhora suficiente na economia de combustível, e o meu segundo pit foi mediano, sem me proporcionar nenhuma melhora de posição na pista”, assinalou o representante de Banco Rural/RM Sistemas/Tele Sena/Gazeta Mercantil.

A única mudança nas primeiras posições aconteceu durante a 118ª volta, quando Paul Tracy abandonou com o motor quebrado. “Essa foi uma corrida bastante entediante, com toda essa estratégia de economia de combustível, o grande número de voltas em um circuito curto, e a impossibilidade de realizar ultrapassagens. Mas ao final, o importante foi não ter cometido erros e ter o carro estável até a bandeirada. Com isso, consegui completar a prova, e alcancei o meu terceiro pódio na temporada”, desabafou o mineiro, que em quatro corridas terminou duas vezes em terceiro, uma em quinto e agora em segundo lugar. “Não fiquei de todo satisfeito com o resultado, pois é claro que esperava poder brigar pela vitória. E ainda teve a situação da classificação de ontem (domingo), que foi bastante frustrante. Mas no geral, esse segundo lugar, com o Tracy não tendo marcado pontos na prova, foi muito importante para a briga no campeonato. Agora vou para a Alemanha para brigar pela minha primeira vitória”, acredita o vice-líder do campeonato.

O resultado do GP da Inglaterra foi:

1) Sebastien Bourdais (FRA), Lola, Newman/Haas Racing,1h51min56s987;

2) Bruno Junqueira (BRA), Lola, Newman/Haas Racing, a 7s835;

3) Mario Dominguez (MEX), Lola, Herdez Competition, a 11s524;

4) Oriol Servia (ESP), Lola, Patrick Racing, a 14s385;

5) Patrick Carpentier (CAN), Lola, Forsythe Racing, a 15s035

6) Michel Jourdain Jr. (MEX), Lola, Team Rahal, a 30s703;

7) Roberto Moreno (BRA), Lola, Herdez Competition, a 36s997;

8) Alex Tagliani (CAN), Lola, Rocketsports Racing, a 38s762;

9) Mario Haberfeld (BRA), Reynard, Conquest Racing, a 1 volta;

10) Darren Manning (ING), Reynard, Walker Racing, a 1 volta;

11) Patrick Lemarie (FRA), Lola, PK Racing, a 2 voltas;

12) Adrian Fernandez (MEX), Lola, Fernandez Racing, a 2 voltas.

A tabela de pontuação da F-Mundial depois de quatro provas está assim:

1) Paul Tracy (Candá), 65 pontos

2) Bruno Junqueira (Brasil), 54;

3) Michel Jourdain Jr. (México), 42;

4) Adrian Fernandez (México), 29;

5) Patrick Carpentier (Canadá), 28;

6) Sebastien Bourdais (França), 27;

7) Roberto Moreno (Brasil), 24;

7) Mario Dominguez (México), 24;

9) Alex Tagliani (Canadá), 22;

10) Mário Haberfeld (Brasil), 20;

10) Jimmy Vasser (EUA), 20;

12) Darren Manning (Inglaterra), 14;

12) Oriol Servia (Espanha), 14 pontos;

14) Tiago Monteiro (Potugal), 8;

14) Patrick Lemarie (França), 8;

16) Ryan Hunter-Reay (EUA), 7;

17) Joel Camathias (Suiça), 6;

18) Alex Yoong (Malásia), 4 pontos.