O circo da Fórmula Mundial começou a ser montado nesta quinta-feira (08/5) no EuroSpeedway, em Lausitz, na Alemanha, circuito oval que vai abrigar a quinta etapa do campeonato, que será disputada domingo (11/5), a partir das 9 horas (horário de Brasília), com transmissão da RedeTV! O melhor brasileiro no certame é o mineiro Bruno Junqueira (Banco Rural/RM Sistemas/Tele Sena/Gazeta Mercantil), vice-líder com 54 pontos, apenas 11 atrás do canadense Paul Tracy (Forsythe Racing). O brasiliense Roberto Moreno (Herdez) é o sétimo, com 24 pontos, e o paulista Mário Haberfeld (Polibrasil/Liofol/Henkel/SOS Mata Atlântica) é o décimo, com 20 pontos.
Segunda etapa européia da Fórmula Mundial, esta será a primeira do calendário deste ano que será realizada em circuito oval. Com um traçado de 3.260 metros, o EuroSpeedway foi inaugurado com uma prova da categoria em 2001, tem uma excelente estrutura e proporciona velocidades médias de quase 340 quilômetros horários. “Me deixa muito satisfeito podermos finalmente voltar a esta pista, que além de ser um grande circuito, tem instalações fantásticas. Na nossa prova de 2001 tivemos um ótimo público”, lembra o brasileiro Bruno Junqueira, que na ocasião largou em quinto e terminou a conturbada prova na 11ª colocação. Naquele dia 15 de setembro, faltando 13 voltas para o encerramento da corrida o italiano Alessandro Zanardi sofreu um terrível acidente, que decepou parte de suas pernas. “Infelizmente a EuroSpeedway não teve um dos nossos maiores shows, devido a todas as circunstâncias daquele momento, como o atentado de 11 de setembro, que tinha recém acontecido nos Estados Unidos e gerou um certo clima de apreensão em todos. E depois, durante a prova, o acidente com o Zanardi”, recorda-se o representante do Banco Rural/RM Sistemas/Tele Sena/Gazeta Mercantil “Acho que agora eles merecem ver um grande show”, torce o vice-líder do campeonato.
Bruno Junqueira está na Alemanha com a esperança de obter o seu melhor resultado no ano. Na última segunda-feira (05/5) ele foi o segundo colocado, no misto de Brands Hatch, usando uma asa que tem melhor efeito em ovais. E ele já tem experiência em circuitos ovais, onde garantiu uma vitória no ano passado, no Japão. “As expectativas são muito positivas para esta primeira etapa em circuito oval da temporada. Durante o curto teste que fiz no oval de Phoenix, tive um excelente desempenho, e a equipe Newman-Haas parece realmente pronta para me dar um ótimo carro lá. E sendo assim, espero poder brigar pela vitória”, acredita o mineiro.