Saem nomes como Valentino Rossi, Michael Doohan, Kevin Schwantz, Eddie Lawson e Alexandre Barros. Entra um pelotão igualmente talentoso, mas sobre quatro rodas, disposto a garantir o mesmo espetáculo. Palco de provas memoráveis nos Mundiais de Motovelocidade, o circuito holandês de Assen, profundamente reformulado, é o palco da segunda parte da temporada da ChampCar na Europa, o GP da Holanda, 12ª etapa da temporada. A exemplo do que ocorreu na semana passada em Zolder, na Bélgica, a expectativa é de mais uma festa do automobilismo, dentro e fora da pista. O primeiro treino oficial está marcado para as 9h20 desta sexta-feira (de Brasília).
E se há um piloto com motivação especial para acelerar na pista de 4.555m, próxima à cidade de Groningen, é o mineiro Bruno Junqueira (Brasil Telecomunicações/Telemont). Mesmo sem nunca ter corrido na Holanda, apesar dos três anos em que competiu na Europa, o piloto e a Dale Coyne Racing chegam animados pelo ótimo resultado da etapa belga. Bruno esteve todo o tempo entre os cinco mais rápidos nos treinos e, com a soma de uma estratégia perfeita de pitstops e muita habilidade para conter os ataques de Graham Rahal (Newman/Haas/Lanigan) e Justin Wilson (RSports), recebeu a bandeirada em segundo, melhor resultado da história da equipe de Plainfield, Illinois.
“Estou muito entusiasmado para a etapa desse fim de semana, além de virmos do nosso melhor resultado na temporada, o circuito de Assen ainda promete ser bastante divertido. A pista é de alta, plana, mas com muitos ‘bankings’ (inclinações), realmente muito interessante. e além disso os promotores esperam um grande público aqui nesse fim de semana, cerca de 100 mil pessoas, e sem dúvida um tipo de corrida bem europeu, com muita área de camping ao redor, e no meio do nada”, comentou o representante brasileiro na ChampCar. O circuito holandês deve pôr à prova a capacidade de pilotos e equipes da categoria. O traçado mescla longas retas, seqüências de curvas rápidas e freadas fortes.
A direção da ChampCar foi informada, pelos organizadores do GP de Phoenix (Arizona), que deveria encerrar a temporada, em 2 de dezembro, do cancelamento da prova. Algumas empresas que se comprometeram a financiar o evento, em um circuito de rua, foram obrigadas a cancelar o investimento. Assim, depois da corrida de domingo, restarão apenas duas provas para a conclusão do campeonato: os GPs de Surfers Paradise (Austrália), em 21 de outubro; e do México, em 11 de novembro.