Kanaan e Helinho se tocaram no Texas

O neozelandês Scott Dixon (Chip Ganassi) superou os brasileiros e conquistou o título da temporada 2003 da IRL IndyCar Series, com o segundo lugar neste domingo (12/10) na 16.ª etapa, realizada no oval de 1,5 milha (2,4 km) do Texas Motor Speedway, em Dallas, nos Estados Unidos. O brasileiro Gil de Ferran (Penske) conquistou a última vitória da sua carreira, já que anunciou a aposentadoria há cerca de um mês. Tony Kanaan (Andretti Green) e Hélio Castroneves (Penske) acabaram se tocando na disputa pelo segundo lugar e caíram para as últimas posições, dando adeus ao título.

“Foi uma pena essa corrida. Eu estava em uma posição muito confortável. Tinha trabalhado muito bem a estratégia, nossos pit stops foram perfeitos. Tínhamos o total controle da corrida e esperava um melhor resultado”, explicou Kanaan, de 28 anos, um pouco chateado com a maneira como terminou o campeonato. “Foi uma pena, porque o Helinho, mesmo ficando atrás de mim, seria o campeão. Não sei se daria para chegar no Gil (de Ferran), mas eu tinha um ótimo carro nas mãos e iria lutar até o fim para ganhar e ficar com o título”, completou o piloto da Andretti Green.

O mais engraçado é que Kanaan e Helinho são rivais no automobilismo desde os tempos quando corriam de kart, passando pela Indy Lights, depois pela Fórmula Indy, Cart e, agora, IRL. “Não posso dizer que estou contente com o quarto lugar no campeonato. Foi um ano muito difícil para mim e para a Andretti Green, um ano de adaptação. Apesar de não ter levado o título, fico feliz por ter passado por muitas experiências que vão me dar ainda mais capacidade e vontade para vencer a temporada no ano que vem”, disse Kanaan, que terminou com 476 pontos contra 507 do campeão Scott Dixon.

Kanaan também não poupou elogios à equipe Andretti Green e a Honda, fornecedora de motores. “O ano todo recebi total apoio da equipe e gostaria de agradecer a todos os bons momentos que passamos juntos, Michael (Andretti), Dario (Franchitti), Bryan (Herta), Dan (Wheldon), Kim Green, enfim, todo mundo que deu suporte para brigarmos pelo título até a última corrida. Queria também agradecer a Honda, que sempre deu um motor potente e confiável durante toda a temporada”, resumiu o piloto do carro número 11. “Fizemos uma ótima corrida hoje, mas infelizmente faltou a vitória.”

Agora, o próximo compromisso do brasileiro será fora das pistas. No dia 7 de novembro Kanaan vai se casar com Daniele Loiola, em São Paulo. Mas quem pensa que Kanaan vai ficar muito tempo longe das pistas está muito enganado. No dia seguinte ao casamento o piloto brasileiro parte para o Kartódromo Internacional da Granja Viana, onde vai participar da edição 2003 das 500 Milhas de Kart junto com outras feras do automobilismo, como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Juan Pablo Montoya, Antonio Pizzonia, Felipe Giaffone, Jimmy Vasser, Alessandro Zanardi, entre outros.

Tony Kanaan, junto com Barrichello, venceu as últimas edições das 500 Milhas – este ano vai correr com Rubinho, Felipe Massa e o norte-americano Marco Andretti, filho de Michael Andretti. “Agora tenho outros compromissos: casamento e logo na seqüência as 500 Milhas. Depois eu vou descansar, passar a lua de mel no Taiti”, explica Kanaan. “Se a gente puder ganhar as 500 Milhas novamente será muito bom, para coroar um ano que pra mim foi muito positivo. Sei que este ano a concorrência vai ser pesada e mesmo assim vamos partir com tudo pra levar mais uma vez a vitória”, disse.