Neste sábado (dia 10 de maio), pilotos e equipes da IRL IndyCar Series começam a lutar por um lugar no grid de uma das provas mais tradicionais do automobilismo mundial: as 500 Milhas de Indianápolis. A 87ª edição da prova será disputada no próximo dia 25 de maio no Indianapolis Motor Speedway, com largada prevista para as 13 horas (de Brasília).
O “Pole Day”, neste sábado, define o pole position e os 15 primeiros colocados no grid. No domingo (dia 11), acontece o segundo treino de classificação, mas ninguém mais pode conquistar a pole position ou um lugar nas cinco primeiras filas. Mas os que estiverem com os tempos além da 16ª posição ou fora do grid provisório (além do 33º lugar) podem se classificar neste dia.
O brasileiro Gil de Ferran (Marlboro Team Penske) está confiante em conquistar seu lugar no grid neste sábado. Desde o último domingo, Gil vem participando dos treinos na pista de Indianápolis e tem conquistado bons resultados, andando entre os mais rápidos. O brasileiro esteve treinando com os chassis Dallara e G Force e a equipe Penske anunciou nesta sexta-feira (dia 9) que Gil vai correr com o G Force e seu companheiro, Hélio Castroneves, disputará a prova com um Dallara.
“No geral, estamos felizes com os progressos que conquistamos nos treinos. Na quinta-feira, trabalhamos especialmente no acerto para a classificação e o carro está rápido. No entanto, os tempos estão todos muito próximos e precisamos continuar trabalhando forte, focados na classificação deste sábado”, declarou o piloto.
O brasileiro comentou que a escolha pelo G Force levou em conta uma pequena vantagem. “Andei rápido com o Dallara e também fui rápido com o G Force. Mas fiquei surpreso com a rapidez com que me adaptei e ganhei velocidade com o G Force e acabei fazendo essa escolha”, destacou. “Não acho que essa escolha nos fará perder ou ganhar a corrida, para ser sincero. Na verdade, tudo vai depender da nossa preparação”, acredita.
“Ainda há muito trabalho a ser feito, mas estou muito satisfeito com a forma como tudo tem acontecido”, finalizou De Ferran.
O brasileiro busca sua primeira vitória na tradicional corrida, depois de chegar muito perto nas duas últimas provas. Em 2001, ele foi o segundo colocado, atrás do companheiro Hélio Castroneves. No ano passado, Gil estava em terceiro, mas após um pit stop (na volta 176), a roda traseira esquerda se soltou e o piloto perdeu a chance de lutar pela vitória, terminando em décimo.