Categoria: Indy
|
1 de abril de 2008 11:32

Andretti tem Tony, Christian e Rafa em St. Pete

O final de semana no circuito misto de St. Petersburg, na Flórida, terá uma grande coincidência na equipe Andretti Green Racing. Três brasileiros vão pilotar pela equipe na Fórmula Indy, Indy Lights e American Le Mans Series. A legião verde a amarela na AGR é formada pelo baiano Tony Kanaan, que compete pela AGR desde 2003 na Fórmula Indy, o mineiro Raphael Matos, que disputa a temporada na Indy Lights e o paulista Christian Fittipaldi, piloto do Acura ARX-01B na American Le Mans Series (ALMS). Os três terão provas no próximo fim de semana em St.Petersburg. “Com certeza, é muito bom ter o Christian e o Rafa na família AGR. Eu e o Christian nos conhecemos desde moleques e somo grandes amigos. Já o Rafa é mais novo, mas temos uma ótima relação. Tento passar um pouco da minha experiência para ele. Assim como o público e a imprensa norte-americana, a AGR respeita o talento do piloto brasileiro”, comentou o campeão da Fórmula Indy de 2004.

Kanaan, que liderava a prova inaugural em Miami, no sábado passado, mas abandonou após um choque com o retardatário Ernesto Viso nas voltas finais, tem um retrospecto de três pódios em três corridas disputadas nas belas ruas da cidade da Flórida. Na etapa, que faz parte do calendário da Fórmula Indy desde 2005, Kanaan teve dois 3º lugares e um 2º lugar. “Já viramos a página sobre o assunto Miami. Agora, nosso foco está 100% na etapa de St.Petersburg, uma prova que sempre andei bem, sem falar que adoro circuitos mistos. O objetivo é ter um carro competitivo já para a classificação. É um traçado bem travado, com poucos pontos de ultrapassagens, por isso, é fundamental termos uma boa posição de largada. Fizemos dois bons treinos na pré-temporada em Sebring, onde conseguimos boas informações para as provas em circuitos mistos parecidos com o que encontraremos em St. Pete. Por isso, a expectativa é muito boa”, comentou o brasileiro, que liderou as duas sessões dos treinos da pré-temporada em Sebring.

Quem também tem um ótimo histórico em St.Petersburg é o mineiro Raphael Matos. O pole-position da etapa de Miami, disputou quatro provas na Indy Lights em 2007, sendo duas delas em St.Petersburg, quando andou pela primeira vez com o carro da categoria. O brasileiro venceu as duas provas e fez a pole-position na primeira corrida. Agora, pela Andretti Green, Rafa Matos se diz privilegiado por ter os dois brasileiros na equipe. “Eu sempre procuro absorver o máximo da experiência do Tony e também do Christian, dois grandes nomes do automobilismo norte-americano. Qualquer piloto queria estar nessa situação, de ter o Tony e o Christian como companheiros de equipe, para te dar dicas e aprimorar a pilotagem”, afirmou Rafa Matos. “Como corremos no mesmo final de semana, vamos nos encontrar bastante em eventos com patrocinadores e imprensa. Além disso, vou acompanhar a corrida dos dois. Sem dúvida, é a equipe mais brasileira que estará em St.Pete”, emendou o piloto de 26 anos, atual campeão da Fórmula Atlantic. Nas ruas no sul da Flórida, Matos destaca a importância de somar pontos para o campeonato. “Deixamos escapar alguns pontos em Miami, por isso, a nossa meta é recuperá-los em St.Pete. É nisso que estamos pensando neste momento”, decretou o mineiro.

Christian Fittipaldi, estreante na ALMS e também na AGR, segue a linha dos compatriotas e tem boas expectativas para a segunda etapa do ano da ALMS. O companheiro de Bryan Herta no protótipo da Acura, acredita que o traçado de St. Petersburg favoreça o seu time. “Como St.Petersburg é um circuito de rua bem travado, isso nos ajuda mais. Nós fazemos as curvas muito mais rápido do que, por exemplo, os carros da P1, como o Audi e a Peugeot. No entanto, levamos cerca de 20 mph (milhas por hora) de desvantagem numa reta longa para eles e, mesmo na nossa categoria, a P2, essa ainda é a nossa maior dificuldade em relação aos Porsches. Portanto, as próximas duas etapas, em St.Pete e Long Beach, como são traçados sem longas retas e muitas curvas, nos favorecem e precisamos aproveitar isso. Estou bem entusiasmado, pois se a AGR andou muito bem nessas duas pistas no ano passado, agora, com o carro novo, que é muito mais rápido, as chances são melhores ainda”, explicou o paulista. Como citou Christian, a AGR, em 2007, largou na 3ª colocação geral em St.Petersburg e foi pole-position entre todas as divisões em Long Beach. O brasileiro também comentou sobre o trio verde e amarelo dentro da equipe. “A gente se dá super bem, inclusive estava em Homestead na semana passada. É sempre bom ter pessoas que você confia e podem nos ajudar de alguma forma. Estamos em casa”, brincou Christian.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.