Bruno Junqueira (Banco Rural/RM Sistemas/Gazeta Mercantil/Confiança Moving) provou que está realmente disposto a fazer de tudo que estiver a seu alcance para conquistar o título da Fórmula Mundial deste ano. No primeiro treino de classificação para o GP da Austrália, penúltima etapa do campeonato, o brasileiro foi o mais rápido, e com a conquista da pole position provisória na madrugada desta sexta-feira (24/10) garantiu uma posição na primeira fila do grid de largada, e ainda somou um ponto extra na tabela de pontuação do campeonato. “Nestes dois próximos finais de semana eu tenho que tentar o meu melhor e ver o que acontece com o Paul Tracy. Não será fácil supera-lo, mas ainda é possível e vou lutar até o final por esse titulo”, dispara Junqueira, que agora está a 28 pontos do canadense, líder da competição. A 18ª etapa será realizada nas ruas de Surfer’s Paradise, Queensland, Austrália, com transmissão da RedeTv! a partir das 2 horas (horário de Brasília) de domingo (26/10).
Pouco antes do inicio da sessão classificatória, o tempo em Surfer’s Paradise fechou repentinamente e a possibilidade de chuva rondou toda a prática. Por isso mesmo a maioria dos pilotos foi para a pista logo que a bandeira verde foi dada. “Meu carro teve um ótimo desempenho nos treinos matinais, e com isso minha expectativa para esta sessão de classificação está bastante positiva”, apontou Bruno Junqueira, logo depois do pequeno aquecimento de 10 minutos que antecede classificação, quando foi o mais rápido, com 1min35s467. O vice-líder do campeonato logo apareceu com o primeiro tempo quando colocou o primeiro jogo de pneus novos, marcando 1min33s550. O seu tempo foi posteriormente superado por Alex Tagliani (Rocketsports Racing) e Sebastien Bourdais (Newman/Haas Racing). Para o segundo jogo de pneus novos Bruno esperou até os minutos finais para sair dos boxes, e em sua segunda volta rápida assumiu novamente a primeira posição, e ainda em sua última volta conseguiu baixar ainda mais o seu tempo, com 1min32s708, tendo sido mais de meio segundo mais rápido do que o segundo colocado, o canadense Tagliani. “Esta minha última volta de hoje foi realmente incrível. Foi uma daquelas onde todo piloto tem mais prazer, mesmo já estando em primeiro naquele momento. Eu me recordei do ano passado, quando tinha a pole provisória e perdi a pole definitiva para o Cristiano da Matta, por apenas um centésimo de segundo. Então, dei tudo de mim, mas tenho que agradecer a equipe Newman/Haas, que me deu um excelente carro hoje, o que me possibilitou este desempenho”, lembrou o piloto do Banco Rural/RM Sistemas/Gazeta Mercantil/Confiança Moving. O líder Paul Tracy (Forsythe Racing), principal adversário do mineiro, foi quase 1,5 segundo mais lento, ficando com a quinta posição ao ser cronometrado em 1min34s161.
JUNQUEIRA ESTAVA RÁPIDO DESDE O INÍCIO
Desde que entrou no circuito de 4,5 km montado nas ruas próximas à praia de Surfer’s Paradise, Bruno Junqueira mostrou que está disposto a jogar a decisão do campeonato para Fontana, na Califórnia (EUA), última etapa da série mundial, que será realizada no dia 2 de novembro. Na primeira sessão de treinos livres, quem saiu na frente foram os dois pilotos que disputam o titulo. Paul Tracy, com 1min37s283, foi o mais rápido, com Bruno Junqueira (Banco Rural/RM Sistemas/ Gazeta Mercantil/Confiança Moving) em segundo, tendo registrado 1min37s986. Junqueira andou por quase todo o tempo com pneus de chuva, e ao final da sessão, quando colocou pela primeira vez pneus slicks, deu apenas uma volta rápida e então Ryan Hunter-Reay (Team Johansson) ocasionou uma bandeira vermelha. A sessão foi reiniciada com pouco menos de dois minutos para o encerramento do treino, quando todos os carros foram para a pista. Porém, apenas Tracy e Junqueira conseguiram completar uma volta cronometrada, já que os dois ocupavam respectivamente as duas primeiras posições de saída dos pits e, portanto, foram os primeiros a entrar na pista, e assim registraram as duas voltas mais rápidas da sessão. No segundo treino matinal Bruno obtinha o melhor tempo até a última volta, quando Adrian Fernandez (Fernandez Racing), Tagliani e Oriol Servia (Patrick Racing), com pneus novos, baixaram a marca do brasileiro.
O grid provisório para a prova da Austrália é:
1) Bruno Junqueira (BRA), Lola, Newman/Haas Racing, 1min32s708 (174,668 km/h);
2) Alex Tagliani (CAN), Lola, Rocketsports Racing, 1min33s265;
3) Sebastien Bourdais (FRA), Lola, Newman/Haas Racing, 1min33s321;
4) Adrian Fernandez (MEX), Lola, Fernandez Racing, 1min33s668;
5) Paul Tracy (CAN), Lola, Forsythe Racing, 1min34s161;
6) Jimmy Vasser (EUA), Reynard, Team Johansson, 1min34s266;
7) Roberto Moreno (BRA), Lola, Herdez Competition, 1min34s313;
8) Oriol Servia (ESP), Lola, Patrick Racing, 1min34s317;
9) Michel Jourdain Jr. (MEX), Lola, Team Rahal, 1min34s447;
10) Patrick Carpentier (CAN), Lola, Forsythe Racing, 1min34s808;
11) Mario Dominguez (MEX), Lola, Herdez Competition, 1min35s017;
12) Tiago Monteiro (POR), Reynard, Fittipaldi-Dingman, 1min35s379;
13) Darren Manning (ING), Reynard, Walker Racing, 1min35s425;
14) Mika Salo (FIN), Lola, PK Racing, 1min35s506;
15) Mario Haberfeld (BRA), Reynard, Conquest Racing, 1min35s821;
16) Ryan Hunter-Reay (EUA), Reynard, Team Johansson, 1min36s398;
17) Gualter Salles (BRA), Lola, Dale Coyne Racing, 1min36s495.