Com a iminente bancarrota da F-Indy/CART, a categoria rival IRL (Indy Racing League), que só corre em ovais, poderá assumir algumas provas também em circuitos de rua.
Segundo publica nesta sexta-feira o site “Grandprix”, os dirigentes da IRL teriam alertado aos times e fabricantes de chassis da categoria para que se preparassem para a possibilidade de ter de acertar os carros para correr em pistas de rua e circuitos permanentes já em 2004.
Várias equipes que eram da CART, como a Penske e a Chip Ganassi, já migraram para a IRL nos últimos anos. Em 2004, a única equipe grande que ainda era fiel à CART, a Newman-Haas, anunciou que montaria um time paralelo na IRL apenas para correr as 500 Milhas de Indianápolis. Mas, pelo visto, talvez tenha de se mudar de vez.
De qualquer maneira, a IRL já anunciou seu calendário para 2004, com 16 etapas, todas em ovais. Se a mudança de última hora de fato ocorrer, este calendário teria de ser totalmente refeito, inclusive sendo necessária a retirada de algumas das provas já acertadas, o que não parece muito provável, devido aos custos de cancelamento de um GP.
Relembre a crise da CART – A categoria passou a perder força com o crescente desenvolvimento da IRL, que tem como trunfo as 500 Milhas de Indianápolis em seu calendário. Em 2003, a CART viveu seu momento financeiro mais delicado, e agora está sem dinheiro para bancar uma nova temporada.
A saída era vender as ações da companhia para um grupo de donos de equipe, liderados pela Walker, que montaram um consórcio chamado Open Wheel Racing (OWR). No entanto, entre as exigências para que a transação se concretize, está a garantia de ao menos 18 carros no grid, que foi o número de pilotos que participaram em 2003. No entanto, a Johansson está para fechar as portas, e a Newman-Haas próxima de desbancar para a IRL, o que significaria um grid com minguados 14 carros.
Sem a venda das ações, a CART não tem como prosseguir e provavelmente vai pedir falência. Um desfecho melancólico para uma categoria que teve campeões como Mario Andretti, Emerson Fittipaldi, Al Unser Jr., Bobby Rahal, Gil de Ferran e Cristiano da Matta, só para citar alguns poucos.
Lancepress!