Categoria: Indy
|
21 de maio de 2003 19:09

Gualter Salles volta à categoria

Em plena preparação para a quarta etapa da Stock Car, que será realizada neste final de semana, em Jacarepaguá, Gualter Salles (Golden Cross) recebeu hoje uma notícia que muda completamente seu planejamento profissional para a temporada: a equipe Dale Coyne Racing confirmou um teste com o brasileiro no circuito de Nazareth (EUA) na próxima terça-feira, dia 27, e a disputa da 6ª etapa da temporada no oval curto de Milwaukee, que marcará seu retorno à Fórmula Cart após três anos.

O convite feito pela equipe norte-americana, uma das quatro onde ele disputou provas na Cart, deixou o carioca lisonjeado, mas Salles prefere conter suas declarações quando o assunto é sua participação na temporada 2003 da Fórmula Mundial, como se convencionou chamá-la no Brasil.

“Estreei na Cart pela Davis Racing, passando depois para a Bettenhausen e por fim a Eagle. Mas foi na Dale Coyne Racing que pude desenvolver melhor meu trabalho, principalmente em função da pessoa fantástica que é o Dale Coyne. Nunca perdemos o contato e vínhamos conversando desde o início do ano sobre a atual situação da categoria, que passa por uma grande reestruturação. Aí apareceu este convite. O teste e a prova de Nazareth estão confirmados, mas ainda não sei se vou fazer toda a temporada da Cart. Mas a proposta existe, e é concreta”, afirma Salles.

O ambiente das corridas norte-americanas não será novidade para o piloto de 32 anos, que deixou o Brasil logo após o kart, para disputar a Fórmula Opel na Europa, antes da Fórmula 3 inglesa onde correu duas temporadas, antes de se transferir para a Indy Lights nos EUA, porta de entrada da Cart, onde estreou em 1996. “Apesar do time não ser dos maiores da categoria, o desafio de voltar a correr nos EUA certamente pesou nesta minha decisão”, conta Salles, que fez 32 provas na Fórmula Cart.

Apesar da empolgação com o convite, o carioca quer manter seus planos de disputar toda a temporada da Stock Car V8, onde ocupa atualmente a quarta colocação no campeonato, sendo um dos pilotos de ponta nas três corridas disputadas até agora.

“Mesmo que confirme minha participação nas etapas restantes da F-Cart, quero continuar fazendo toda a temporada da Stock aqui no Brasil. Estou disputando o título e, como todo piloto, gosto de vencer e aqui a equipe Golden Cross está bastante estruturada, sempre me entregando um carro fantástico”, explica Salles.

Além do desafio de conciliar datas, o piloto da equipe Golden Cross vai ter que se esforçar para não deixar que os diferentes tipos de pilotagem (de monopostos e de carros de turismo) atrapalhem seu desempenho.

“Não guio um carro da Cart há mais de três anos, mas creio que não terei dificuldades de adaptação, pois toda minha carreira foi feita em cima de monopostos. Houve algumas mudanças no regulamento, então preciso ver como será o comportamento do carro neste teste em Nazareth. Uma das vantagens é que já corri nos dois circuitos, o que é um ponto positivo”, disse Salles, que enfrentará uma verdadeira maratona nos próximos dias.

De sexta-feira a domingo, participa da quarta etapa da Stock Car no Rio de Janeiro. No próprio domingo, à noite, embarca para os Estados Unidos, onde na terça-feira faz os testes com a equipe Dale Coyne Racing em Nazareth. E, na quinta-feira, o piloto já estará em Milwaukee, onde a prova será realizada no sábado à noite, dia 31 de maio.

Se o piloto for confirmado para o restante da temporada, ele será o quarto brasileiro na categoria, que já conta com Bruno Junqueira, Roberto Moreno e Mário Haberfeld.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.