Mario Haberfeld animado com mudanças para 2004

Mario Haberfeld (Polibrasil/Liofol/Henkel/SOS Mata Atlântica/Ellus/X-Treme) participou nesta terça-feira (10/02) de uma coletiva de imprensa que a OWRS (Open Wheel Racing Series), grupo que comprou o espólio da CART, e a RedeTV! realizaram em São Paulo. “Vim com o maior prazer e gostei muito de estar aqui. O que eu puder fazer para ajudar a categoria, podem contar comigo”, disse Haberfeld, no final da coletiva, onde estiveram presentes Emerson Fittipaldi, Kevin Kalkhoven, um dos sócios da OWRS, Richard Eidswick (presidente da Champ Car), Amilcare Dallevo (Presidente da RedeTV!) e José Emílio Ambrósio (Diretor Executivo de Jornalismo), além dos pilotos Bruno Junqueira e Roberto Moreno.

Durante a coletiva, Kalkhoven anunciou que, a partir de sexta-feira (13/02), a categoria começa a ser chamada de Champ Car, ao invés de CART, nos Estados Unidos e mantém o nome Fórmula Mundial no Brasil. Kalkhoven também confirmou que o grupo irá continuar com a tradição da CART de ter corridas em vários tipos de pista (oval, misto e rua) e em vários países do mundo, não só nos Estados Unidos. A boa notícia para o Brasil veio através de Emerson Fittipaldi, que teve um encontro no final do dia em Brasília com Agnelo Queiroz, Ministro dos Esportes, e Joaquim Roriz, Governador do Distrito Federal, além de Kalkhoven e Eidswick, para conversarem sobre uma possível etapa da categoria em Brasília já no próximo ano. “Vai ser muito bom correr no meu país, na frente dos meus amigos, familiares e fãs”, comentou Mario Haberfeld.

Haberfeld estreou na Fórmula Mundial em 2003, pela equipe Mi-Jack Conquest Racing. “Fui muito bem recebido na categoria, onde tive um ótimo ano. Estou muito feliz que ela sobreviveu graças ao Kevin Kalkhoven, ao Paul Gentilozzi e ao Gerald Forsythe. Com certeza teremos um grande campeonato”, comentou o brasileiro, durante a entrevista. “Em termos de pilotagem, não há lugar melhor, pois corremos em todo tipo de pista: oval, misto, rua e até em um aeroporto”.

Mario aproveitou para comentar a nova mudança no sistema de pontuação para a temporada 2004. A partir deste ano, pontua-se até o 20º colocado, além do piloto que for mais rápido no treino classificatório de sexta e sábado, o que fizer a melhor volta na corrida, o que mais ultrapassagens conseguir e também todos que liderarem pelo menos uma volta nas provas. “Marcando pontos até a 20ª posição, você tem mais chances em uma corrida. Antes, quando você parava, nem sempre valia a pena a equipe consertar o carro e voltar para a pista. Além disso, também serão estimuladas as ultrapassagens”.

Mario Haberfeld fica no Brasil ainda alguns dias e depois volta para os Estados Unidos, para terminar as negociações para a temporada 2004. “Estou ansioso para voltar às pistas. Acredito que agora a categoria vai voltar a ser tão forte quanto já foi um dia”, finalizou.