Tony Kanaan fica satisfeito com testes

A equipe Andretti Green terminou ontem (19/06) os trabalhos no oval de 1.5 milhas do Kansas Speedway, onde no dia 6 de julho será disputada a 8.ª etapa da IRL IndyCar Series. O piloto brasileiro Tony Kanaan, líder isolado do campeonato com 49 pontos de vantagem para o 2.° colocado (o neozelandês Scott Dixon), participou dos testes, junto com os companheiros Dan Wheldon e Dario Franchitti.

“É uma pista sensacional”, disse Kanaan, que participou apenas do primeiro dia de treinamento. “É um lugar agradável e é muito importante para eu conhecer o máximo sobre o circuito. Dei várias voltas na pista, fiz algumas mudanças no carro e ele melhorou muito. Então, acho que seremos bastante competitivos quando retornarmos aqui para a corrida.”

Líder do campeonato com 217 pontos, Tony Kanaan na próxima semana (dia 28) volta para a pista, na disputa da 7.ª etapa da IRL, no oval do Richmond International Speedway. No ano passado, a vitória ficou com o norte-americano Sam Hornish Jr. (Panther), que este ano não teve um bom início de temporada, mas demonstrou em Pikes Peak que está disposto a recuperar o tempo perdido.

“Sam Hornish é um excelente piloto e não foi à toa que conquistou o bicampeonato da IRL. As pessoas costumam falar isso ou aquilo, mas é um ótimo piloto. Infelizmente, ele não está podendo contar com o melhor equipamento agora, mas temos sempre de se preocupar com ele”, disse Tony Kanaan, que este ano, ao contrário de Sam, vem realizando uma excelente temporada.

Das 6 corridas disputadas até agora, o brasileiro de 28 anos terminou 5 entre os quatro primeiros, com 3 poles (Miami, Phoenix e Pikes Peak) e uma vitória (Phoenix). “Quero manter um bom ritmo para conquistar meu objetivo, que é o título da IRL. O pessoal da Andretti Green vem realizando um ótimo trabalho, o que nos deixa mais tranqüilo na pista”, finaliza Tony Kanaan.

Dario Franchitti fora pelo resto da temporada

Apesar do trabalho perfeito na Andretti Green, uma péssima notícia pegou todo mundo de surpresa. O escocês Dario Franchitti não vai mais correr na temporada 2003 da IRL IndyCar Series. Em abril, Franchitti sofreu um acidente de moto e acabou fraturando uma das vértebras. Essa semana, depois de conversar bastante com o Dr. Terry Tramell, o piloto escocês de 29 anos decidiu realizar nova cirurgia.

“A perda pra mim é irreparável. O Dario, além de ser meu companheiro de equipe, é meu amigo pessoal. A gente sempre ajudou um ao outro e posso confessar que essa notícia me pegou de surpresa. Não tenho palavras pra expressar”, disse Tony Kanaan, logo depois do anúncio. “Estamos do lado dele e tenho certeza de vai estar 100% quando. “Espero que o próximo piloto faça um trabalho tão bom quanto o Dario vinha fazendo.”

Franchitti havia ficado 10 semanas longe das pistas, mas em seu retorno, no último domingo (15/06) em Pikes Peak, terminou a corrida na 4.ª colocação. “Estou muito desapontado, mas depois de conversar bastante chegamos à conclusão de que uma nova cirurgia é o ideal para mim”, disse o piloto escocês. “Continuo torcendo pela Andretti Green e vou me esforçar ao máximo para em 2004 voltar com força total na IRL.” Michael Andretti, chefe da Andretti Green, ainda não anunciou quem será o substituto para o resto da temporada.

Classificação da IRL IndyCar Series

Os 10 primeiros, após 6 etapas:

1.°) Tony Kanaan (BRA) – 217 pontos

2.°) Scott Dixon (NZL) – 168

3.°) Al Unser Jr. (EUA) – 167

4.°) Hélio Castro Neves (BRA) – 167

5.°) Gil de Ferran (BRA) – 167

6.°) Kenny Brack (SUE) – 161

7.°) Scott Sharp (EUA) – 149

8.°) Tomas Scheckter (AFS) – 125

9.°) Felipe Giaffone (BRA) – 123

10.°) Sam Hornish Jr. (EUA) – 122 pontos