Assim como no sábado, uma falha mecânica voltou a prejudicar o brasileiro Gualter Salles (Golden Cross/Alpina) em sua reestréia nos mistos da Fórmula CART, hoje, no GP de Portland. Um vazamento de óleo obrigou o piloto a abandonar a corrida logo nas voltas iniciais.
A vitória ficou com o mexicano Adrian Fernandez, seguido por Paul Tracy, novo líder do campeonato, e Alex Tagliani. O melhor brasileiro foi Bruno Junqueira, em quarto. Mário Haberfeld terminou a prova em oitavo, uma posição à frente de Roberto Moreno.
Salles lamentou a falha em seu Lola Ford, mas tirou avaliações positivas mesmo em um final de semana recheado de problemas mecânicos. “Desde 2000 não disputava provas neste tipo de pista com um monoposto da CART. A prova aqui em Portland me ajudou na readaptação à categoria, mas é lógico que preferia ter chegado até o final ou pelo menos ter completado mais voltas”, disse o carioca, que saiu da prova na 16ª volta.
Outro fator que deixou o brasileiro otimista foi o bom ritmo de prova imposto nas voltas iniciais. Salles estava acompanhando adversários que já venceram corridas nesta temporada. “Isso mostra que estamos evoluindo, mas o caminho é longo”, conta Salles.
O piloto foi confirmado pela Dale Coyne para disputar o GP de Cleveland, daqui há duas semanas. Antes disso, o piloto testa na segunda-feira e na terça-feira da semana que vem, em Mid-Ohio, a fim de melhorar o acerto do carro para a prova que será disputada numa pista de aeroporto, no sábado à noite.
“O carro estava saindo de frente em algumas curvas e o problema diminuiu hoje, mas vamos tentar resolvê-lo inteiramente nesses dois dias de testes. Além disso, será mais uma oportunidade para eu acumular mais milhagem no carro”, acredita Salles, que também disputa o Campeonato Brasileiro de Stock Car.