Categoria: Indy
|
8 de julho de 2003 11:28

Giaffone passa bem após cirurgia

Piloto começa fisioterapia já na próxima quinta-feira, dia 10. Durou 2h30 a cirurgia do piloto brasileiro Felipe Giaffone para recuperação do fêmur direito fraturado durante corrida da Fórmula Indy no último domingo, dia 6. Depois de voar em um jato hospitalar a partir de Kansas, Felipe entrou na sala de operações do Hospital Metodista de Indianápolis por volta das 12h de Indiana, 14h no Brasil. Ele passava bem às 19h (de Brasília) de segunda, já na sala de recuperação.

Os ortopedistas Terry Trammel e Kevin Scheid reconstruíram o osso, que tinha 3 fraturas na região da ‘cabeça’. Foi colocada uma chapa em forma de “L” na cabeça, além de 1 pino e 7 parafusos. A bacia e a vértebra fraturados não precisaram de cirurgia. “Os médicos disseram que estas partes vão se recuperar naturalmente”, disse o empresário do piloto, Marcello Hirsch.

“Os médicos estimam em quatro meses o tempo máximo de recuperação, para que o Felipe esteja 100%, correndo, esquiando, jogando tênis. O tempo mínimo vai depender da capacidade de recuperação e cicatrização do corpo dele”, esclareceu Hirsch. Para voltar às pistas, o piloto não precisa estar 100% recuperado, segundo o Dr. Trammel.

Após a cirurgia na perna direita, os médicos tiraram o líquido acumulado na região do joelho esquerdo, que estava bastante inchado. A recuperação deste joelho é fundamental para que Felipe possa tocar a fisioterapia. É na perna esquerda que ele terá que se apoiar em vários dos exercícios da fisioterapia.

De acordo com a equipe médica, Felipe Giaffone estará liberado na próxima quinta-feira, dia 10, para começar imediatamente a fisioterapia no Centro de Habilitação de Indianápolis. É lá que o piloto e sua esposa, Alice — que vivem em Orlando, na Flórida passarão as próximas semanas.

Fonte: RPMotors.com.br

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.