Chuva nas ruas de Toronto atrapalha treino

Os dois treinos livres realizados hoje (sexta-feira) nas ruas de Toronto, no Canadá, não foram muito proveitosos para o acerto dos carros que disputarão a décima etapa da Fórmula Mundial, que será realizada neste domingo (13/7). A pista molhada na primeira sessão e a chuva que caiu no segundo teste, fez com que muitos pilotos não saíssem de seus boxes, e os que foram para a pista deram poucas voltas. O canadense Paul Tracy (Forsythe Racing) foi o mais rápido na primeira prática, enquanto que o seu compatriota Alex Tagliani (Rocketsports Racing) estabeleceu a melhor marca sob chuva, para delírio dos muitos fãs canadenses presentes no circuito, apesar do mau tempo.

Durante a sessão de 50 minutos do primeiro treino o circuito estava molhado, em virtude da forte chuva que caiu antes do inicio das atividades. Por esta razão, alguns pilotos optaram por não andar muito, como foi o caso de Bruno Junqueira (Banco Rural/RM Sistemas/Tele Sena/Gazeta Mercantil), que realizou apenas duas saídas com pneus de chuva, com o intuito de desgastar dois novos jogos de discos de freio, encerrando seu teste 10 minutos antes do final da sessão. O piloto do carro numero 1 da equipe Newman/Haas completou 11 voltas, e registrou 1min07s222 em sua melhor volta. “Com a previsão metereológica apontando uma melhora no tempo para o resto do dia, optamos em não nos desgastar andando com a pista molhada. Pelo pouco que pude sentir do carro, tudo parece estar em boa sintonia. A equipe Newman/Haas tem realmente um bom acerto para esta pista”, comentou o representante de Banco Rural/RM Sistemas/Tele Sena/ Gazeta Mercantil quando voltou ao seu Box. O mais rápido foi o líder do campeonato, o canadense Paul Tracy, que arriscou junto com outros pilotos a colocar pneus slicks nos minutos finais, quando a pista parecia secar, e acabou sendo o único a realmente conseguir receber a bandeirada após uma volta rápida com os pneus para pista seca.

Durante os 30 primeiro minutos da segunda sessão matinal chovia forte nas ruas de Toronto, o que obrigou um inicio de treino sob bandeira vermelha. Quando a chuva finalmente cessou, foi acionada a bandeira verde. Logo alguns pilotos foram para a pista, mas outros, como foi o caso de Junqueira, aguardaram o volume de água baixar na pista. O vice-líder do campeonato completou apenas 10 voltas, e ficou bastante intrigado com o comportamento de seu carro. “Achei muito estranho o que nos ocorreu nesta manhã. Em minha segunda volta registrei 1min12s666, e depois disso ainda completei algumas voltas. A pista foi secando, mas mesmo assim não conseguimos melhorar o tempo, o que é bem incomum. Vamos ver o que está acontecendo” comentou o piloto. O mais rápido da sessão dos 14 carros que treinaram foi o canadense Alex Tagliani, com 1min09s673. Paul Tracy na entrou na pista nesta sessão.

Os mais rápidos na combinação dos dois treinos livres foram:

1) Paul Tracy (CAN), Lola, Forsythe Racing, 58s405;

2) Oriol Servia (ESP), Lola, Patrick Racing, 58s502;

3) Roberto Moreno (BRA), Lola, Herdez Competition, 58s845;

4) Patrick Carpentier (CAN), Lola, Forsythe Racing, 58s449;

5) Alex Tagliani (CAN), Lola, Rocketsports Racing, 58s718;

6) Adrian Fernandez (MEX), Lola, Fernandez Racing, 59s306;

7) Sebastien Bourdais (FRA), Lola, Newman/Haas Racing, 58s014;

8) Bruno Junqueira (BRA), Lola, Newman/Haas Racing, 58s506;

9) Max Papis (ITA), Lola, PK Racing, 1min00s020;

10) Tiago Monteiro (POR), Reynard, Fittipaldi-Dingman, 59S822;

12) Alex Sperafico (BRA), Lola, Dale Coyne Racing, 59S968;

13) Mario Haberfeld (BRA), Reynard, Conquest Racing, 59S141;

Mais informações e fotos, visite www.brunojunqueira.com