Álex Palou foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para a disputa do Grande Prêmio de Detroit, sexta etapa da temporada 2024 da Indy. Na sessão realizada no final da tarde desta sexta-feira (31) no circuito montado nas ruas do centro da capital do estado americano de Michigan, o dono do carro número 10 da Chip Ganassi anotou 1min01s7210, não sendo superado pelos adversários.
A segunda posição ficou com Pato O’Ward, piloto da McLaren que foi batido em 0s0105 por Palou. Kyle Kirkwood, da Andretti, foi o terceiro, sendo seguido por seu companheiro de equipe, Colton Herta, quarto melhor da sessão. O grupo dos cinco melhores foi completado por Scott McLaughlin, com um carro da Penske.
Vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Josef Newgarden fechou a sessão com o sexto melhor tempo, ficando à frente de Santino Ferrucci, sétimo com a AJ Foyt. Marcus Armsstrong, da Chip Ganassi, foi o oitavo, enquanto Will Power, com mais um carro da Penske, foi o nono. Christian Lundgaard, da RLL, fechou o top-10.
Os brasileiros tiveram desempenhos distintos na atividade. Pietro Fittipaldi se colocou na 17ª colocação com o carro da RLL, enquanto Helio Castroneves, que substitui nas próximas duas etapas o inglês Tom Blomqvist após a disputa das 500 Milhas de Indianápolis, fechou a sessão com o 22º tempo a bordo do equipamento preparado pela Meyer Shank.
A sessão foi realizada em duas fases distintas. Primeiro, todos os pilotos dividiram a pista por 45 minutos. Depois, com grupos separados, mas novatos podendo atuar nestes dois grupos, todos tiveram pelo menos mais dez minutos de pista liberada. Em um primeiro momento, Herta foi o mais veloz com o tempo de 1min02s0219.
A sessão ainda contou com uma bandeira vermelha provocada por Jack Harvey. O piloto do carro número 18 achou o muro já nos instantes finais do segundo grupo de pilotos a entrar na pista na fase final da sessão, danificando o equipamento da Dale Coyne.
A Indy dá sequência à programação neste sábado (1), primeiro com o segundo treino livre, às 10h10, e depois com a classificação, marcada para 13h15. O Grande Prêmio de Detroit será disputado neste domingo, com largada às 13h.