Indy
|
23 de outubro de 2018 08:12

Alonso: pilotar em tempo integral pela Indy nunca esteve em meus planos

Fernando Alonso diz que uma mudança em tempo integral para a IndyCar “nunca esteve nos seus planos” para 2019, após a confirmação de que a McLaren não vai participar da série.

A McLaren vinha avaliando entrar no campeonato, tendo retornado para uma aparição pontual na Indianápolis 500 do ano passado, colocando um carro para Alonso, em associação com Andretti e Honda.

Alonso anunciou em agosto que não competirá na Fórmula 1 na próxima temporada e testou uma máquina da IndyCar em um circuito pela primeira vez no mês seguinte.

Isso levou a especulações de que ele poderia entrar na série em 2019, ostensivamente com a McLaren, mas Zak Brown confirmou na sexta-feira que a equipe ainda não está pronta para se comprometer com uma entrada em tempo integral.

Alonso, porém, diz que o anúncio não tem impacto em seu futuro, ressaltando que apenas um potencial assento na Indy 500 estava em seu radar para 2019.

“Eu sei desde agosto, então o que foi dito não afeta meus planos futuros, como eu o conheço há alguns meses”, disse ele à mídia espanhola.

“Eu fui lá e testei um IndyCar em setembro só para saber como os carros se sentiam, mas não havia agenda oculta, nenhum outro plano para o futuro.”

“Zak anunciou, eu li as pessoas dizendo que isso foi um revés para mim, mas não foi, porque nunca esteve nos meus planos de fazer uma temporada completa da IndyCar, então nada mudou para mim.”

“Meu programa para o próximo ano ficou claro para mim por muitos meses, mas precisamos colocar as coisas em ordem, fazer um cruzamento de muitos planos de diferentes séries, diferentes empresas e quando isso sempre será resolvido, nós faremos o anúncio.

“Mas fazer uma temporada completa da IndyCar nunca foi uma opção. Eu quero fazer algo IndyCar no futuro, mas não no próximo ano, com certeza.”

“Isso significaria fazer 17 corridas, todas na América, aprendendo a categoria e as pistas do zero, então isso exigiria um compromisso e determinação que nunca esteve em meus planos.”

“Zak anunciou que era para o benefício da McLaren, pois, de qualquer forma, eu nunca estive nos planos para uma temporada completa.”

Alonso confirmou que uma participação em 2019 em Indianápolis 500 é “algo que estamos avaliando agora, mas não há nenhuma decisão tomada”.

A Indianapolis 500 é a única corrida da Tríplice Coroa do automobilismo que Alonso não venceu, tendo acrescentado uma vitória de 24 horas em Le Mans às suas duas vitórias no Grande Prêmio de Mônaco no início deste ano.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.