Coluna Fala, Piloto com Matheus Leist – Um 4º lugar histórico na Indy

*Matheus Leist é piloto da equipe AJ Foyt na Indy

No último final de semana fiz a minha melhor corrida desde que entrei para Indy em 2018. No traçado misto de Indianápolis eu consegui chegar na quarta colocação depois de largar apenas da 21ª posição. O resultado foi excelente e também foi o melhor da equipe AJ Foyt nos últimos 5 anos, o que me deixou bastante orgulhoso e feliz.

Eu realmente amo correr em Indianápolis e esse lugar também parece gostar de mim: foi nesse mesmo circuito misto onde conquistei meu primeiro pódio aqui nos EUA, na Indy Lights em 2017. Foi aqui também que fiz minha estreia em circuitos ovais com vitória na preliminar da Indy-500, ainda naquele mesmo ano.

Para conseguir esse quarto lugar na última etapa não foi fácil, fizemos uma estratégia perfeita e consegui me manter muito competitivo na chuva. Confesso que me inspirei um pouco no meu ídolo Ayrton Senna e também lembrei do meu título de F3 Inglesa de 2016, quando fui campeão com vitória na chuva em Donington Park.

Agora estou no meio de uma semana bastante movimentada também, pois desde terça-feira estamos treinando todos os dias no oval de Indianápolis na preparação para as 500 Milhas.

O mais importante é que estamos conseguindo ajustar o carro para o classificatório, onde cada piloto faz sua volta lançada sozinho na pista, e também para a corrida, onde é importante mostrar bom desempenho no tráfego de carros, sempre tentando usar o vácuo da melhor forma possível.

Em 2018, fui o melhor estreante no grid da Indy-500 e consegui um lugar na quarta fila. Sabemos que é difícil, mas o objetivo é conseguir um lugar ainda mais à frente este ano. A classificação começa neste sábado à tarde e a largada da 103ª edição das 500 Milhas será em 26 de maio.