Categoria: Indy
|
29 de maio de 2021 06:00

Conheça a história das 500 Milhas de Indianápolis

As 500 Milhas de Indianápolis é uma das corridas mais importantes do mundo, e construiu essa fama ao longo de mais de 100 anos, o que a torna uma das mais antigas provas automobilísticas do mundo. Disputada pela primeira vez em 1911, e, exceção aos períodos em ocorreram as duas grandes guerras mundiais, sempre foi disputada.

Ray Harroun venceu a primeira edição da Indy 500. (Foto: IndyCar)

A primeira edição contou com vitória de Ray Harroun, que pilotou um Marmon Wasp. Desde então, foram disputadas 103 edições da corrida no Indianapolis Motor Speedway – nem sempre chegando às 500 milhas – e 73 pilotos se sagraram vencedores. Destes, três possuem quatro vitórias: AJ Foyt, Al Unser e Ricky Mears, todos americanos.

Um quarto nome poderá alcançar este número neste ano: Helio Castroneves. O piloto, que neste ano correrá pela Meyer Shank, possui três vitórias, obtidas em 2001, 2002 e 2009, e pode se tornar o primeiro não americano a alcançar os quatro triunfos no Brickyard. Castroneves também é o único três vezes vencedor ainda em atividade.

Excetuando-se os americanos, o país com mais vitórias em Indianápolis é o Reino Unido, que tem oito vitórias: três com Dario Franchitti, duas com Dan Wheldon, e uma com George Robson, Jim Clark e Graham Hill, este último, o único a conquistar a Tríplice Coroa do automobilismo, tendo vencido também o Grande Prêmio de Mônaco e as 24 Horas de Le Mans.

O Brasil tem sete vitórias na Indy 500. Além das três de Castroneves, Emerson Fittipaldi venceu duas vezes, enquanto Gil de Ferran e Tony Kanaan possuem uma vitória cada. França, com quatro triunfos, Itália, com três, e Holanda, Colômbia e Japão, todos com duas vitórias, completam a lista de países com mais de uma vitória na mais importante corrida do automobilismo americano.

Quando se trata de equipes, a maior vencedora, de longe, é a Penske, dona de 18 vitórias no Brickyard. A Andretti Autosport é a segunda com mais triunfos, com seis, sendo seguida pela extinta Lou Moore, com cinco. A Chip Ganassi tem quatro vitórias. Chama atenção na lista de equipes vencedoras ainda a AJ Foyt, com três triunfos, a Peugeot e a McLaren, donas de duas vitórias cada.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.