Romain Grosjean é o mais novo piloto da Indy. O francês, que esteve nas últimas temporadas na Fórmula 1, defendendo a Haas, foi anunciado na manhã desta quarta-feira (3) como piloto da Dale Coyne para o campeonato deste ano da categoria americana, inicialmente apenas para corridas em circuitos mistos e urbanos.
O francês de 34 anos era um dos mais experientes pilotos da Fórmula 1, tendo 180 largadas no currículo. No final de 2020, porém, um forte acidente na primeira volta do GP do Bahrein encerrou sua passagem pela categoria. Com o anúncio desta manhã, Grosjean tem certa a participação em 13 corridas da Indy neste ano. O piloto, porém, admite correr no oval de Gateway, pista de 1,25 milha.
“Estou muito animado por ter esta oportunidade de correr nos Estados Unidos, na Indy. Eu tinha opções diferentes para este começo de temporada e escolhi a Indy por ser a minha favorita. Apesar disso, ainda não estou pronto para correr nos ovais”, disse Grosjean, em declaração ao site americano Motorsport.com, descartando correr no Texas e as 500 Milhas de Indianápolis.
“A Indy tem um nível muito maior de estratégias em relação ao que me acostumei em minha carreira. Será animador ser um concorrente por pódios e vitórias novamente”, completou o piloto, que em sua longa passagem pela Fórmula 1 obteve dez pódios, mas jamais se mostrou, de fato, um piloto capaz de lutar por vitórias.
O primeiro teste de Grosjean com um carro da Indy está marcado para o dia 22 de fevereiro, no circuito de Barber, no Alabama.