A Firestone avaliará na próxima semana novos pneus de rua em Sebring, que poderão ser utilizados na Indy, bem como na corrida de Toronto em julho.
Com base nos comentários dos pilotos ao longo de várias temporadas, a Firestone tem procurado aumentar a diferença de durabilidade entre o pneu primário e o alternativo mais suave que oferece mais aderência, mas que tem uma maior taxa de degradação.
O fabricante vai realizar quatro diferentes testes de rua, com Tony Kanaan da AJ Foyt Racing e Graham Rahal da Rahal Letterman Lanigan Racing, em 26 de fevereiro em Sebring.
Neste ano uma redução significativa no downforce, devido ao novo “aerokit”, vai significar que os pneus sofram com menos carga lateral, causando uma maior taxa de desgaste.
Cara Adams, engenheira-chefe da Firestone e gerente de desenvolvimento de pneus, disse à publicação ‘Autosport’:
“Estamos testando quatro compostos de rua diferentes.
“Um será para tentar limitar a quantidade de ‘escapadas’, em pistas como Detroit e Toronto, onde existem diferentes superfícies.
“Estamos olhando para ver se podemos encontrar um pneu primário que seja mais duradouro durante um stint completo.”
Enquanto a Firestone pretende introduzir um novo pneu de chuva em Detroit em junho, o novo pneu de rua pode não chegar até meados de julho.
A engenheira-chefe da Firestone ainda acrescentou: “Vamos rodar com os pneus atuais na primeira e segunda corridas de rua da temporada – São Petersburgo e Long Beach.
“Com base em nossos próprios dados e comentários desses dois eventos, juntamente com o que descobriremos em Sebring, podemos então decidir o que apresentamos e quando”.
Adams também falou que a Firestone garante que, nem Rahal ou Foyt serão beneficiados por testar os novos compostos. Segundo as regras da categoria uma única equipe só pode testar por duas vezes.