Graham Rahal teve uma performance impressionante para conquistar a vitória na primeira corrida da rodada dupla em Detroit. Foi também sua primeira vitória na temporada 2017 da IndyCar.
Largando na pole, Rahal segurou a pressão de Helio Castroneves no começo da corrida. Castroneves tentou superar Rahal com uma estratégia de três paradas e assumiu a liderança depois que o piloto da Rahal Letterman Lanigan fez o primeiro de seus dois pit-stops.
Uma bandeira amarela na volta 27 das 70 – quando Charlie Kimball rodou na Curva 3 e atingiu Conor Daly da AJFoyt – não ajudou Castroneves e Rahal recuperou a liderança quando o brasileiro fez seu segundo pit-stop.
Rahal foi brevemente ameaçado por Dixon antes de sua segunda e última parada, mas liderou com folga os instantes finais para conquistar a vitória.
Scott Dixon – ainda sofrendo com uma lesão no tornozelo como resultado do acidente na Indy 500 – conseguiu ganhar posições para terminar na segunda colocação, graças as chamadas estratégicas da equipe Ganassi e com esse resultado assumiu a liderança do campeonato.
A estratégia também funcionou muito bem para James Hinchclife, que terminou na terceira colocação mesmo depois de rodar na primeira curva da corrida.
O quarto colocado foi Alexander Rossi. Depois de passar boa parte da corrida na segunda colocação, sua segunda parada nos boxes foi muito lenta e tirou qualquer chance de tentar a vitória, sendo ultrapassado por Hinchcliffe e Josef Newgarden.
Newgarden foi o único piloto a ter sucesso com uma estratégia de três paradas, beneficiando-se com o acidente de Kimball e Daly.
Mikhail Aleshin fez uma corrida de recuperação largando da 20a. posição, para terminar na sexta colocação com a mesma estratégia usada por seu companheiro de equipe Hinchcliffe.
Castroneves não teve sucesso com sua estratégia e terminou na sétima colocação a frente de Takuma Sato – vencedor da Indy 500 – que teve problemas em um dos seus pit-stops e caiu para oitava colocação depois de largar em sétimo.
Ed Jones seguiu com seu bom desempenho mostrado em Indianápolis e ficou na nona colocação depois de largar na última fila, terminando a frente de Spencer Pigot, que assumiu o 10o. posto quando Max Chilton teve problemas em sua parada.
Simon Pagenaud e Will Power encerraram um dia decepcionante para a Penske, terminando em 16o. e 18o. respectivamente, ambos sofrendo com a estratégia de três paradas.
Resultado final – Corrida 1 – Detroit:
- Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan)
- Scott Dixon (Chip Ganassi)
- James Hinchcliffe (Schmidt Peterson)
- Josef Newgarden (Penske)
- Alexander Rossi (Andretti Herta)
- Mikhail Aleshin (Schmidt Peterson)
- Helio Castroneves (Penske)
- Takuma Sato (Andretti Autosport)
- Ed Jones (Dale Coyne Racing)
- Spencer Pigot (Ed Carpenter Racing)
- Max Chilton (Chip Ganassi)
- Marco Andretti (Andretti Autosport)
- Ryan Hunter-Reay (Andretti Austosport)
- Carlos Munoz (AJ Foyt Enterprises)
- Tony Kanaan (Chip Ganassi)
- Simon Pagenaud (Penske)
- J.R. Hildebrand (Ed Carpenter Racing)
- Will Power (Penske)
- Esteban Gutierrez (Dale Coyne)
- Oriol Servia (Rahal Letterman Lanigan)
- Charlie Kimball (Chip Ganassi)
- Conor Daly (AJ Foyt Enterprises)