Graham Rahal vence a primeira corrida de Detroit

Graham Rahal teve uma performance impressionante para conquistar a vitória na primeira corrida da rodada dupla em Detroit. Foi também sua primeira vitória na temporada 2017 da IndyCar.

Largando na pole, Rahal segurou a pressão de Helio Castroneves no começo da corrida. Castroneves tentou superar Rahal com uma estratégia de três paradas e assumiu a liderança depois que o piloto da Rahal Letterman Lanigan fez o primeiro de seus dois pit-stops.

Uma bandeira amarela na volta 27 das 70 – quando Charlie Kimball rodou na Curva 3 e atingiu Conor Daly da AJFoyt – não ajudou Castroneves e Rahal recuperou a liderança quando o brasileiro fez seu segundo pit-stop.

Rahal foi brevemente ameaçado por Dixon antes de sua segunda e última parada, mas liderou com folga os instantes finais para conquistar a vitória.

Scott Dixon – ainda sofrendo com uma lesão no tornozelo como resultado do acidente na Indy 500 – conseguiu ganhar posições para terminar na segunda colocação, graças as chamadas estratégicas da equipe Ganassi e com esse resultado assumiu a liderança do campeonato.

A estratégia também funcionou muito bem para James Hinchclife, que terminou na terceira colocação mesmo depois de rodar na primeira curva da corrida.

O quarto colocado foi Alexander Rossi. Depois de passar boa parte da corrida na segunda colocação, sua segunda parada nos boxes foi muito lenta e tirou qualquer chance de tentar a vitória, sendo ultrapassado por Hinchcliffe e Josef Newgarden.

Newgarden foi o único piloto a ter sucesso com uma estratégia de três paradas, beneficiando-se com o acidente de Kimball e Daly.

Mikhail Aleshin fez uma corrida de recuperação largando da 20a. posição, para terminar na sexta colocação com a mesma estratégia usada por seu companheiro de equipe Hinchcliffe.

Castroneves não teve sucesso com sua estratégia e terminou na sétima colocação a frente de Takuma Sato – vencedor da Indy 500 – que teve problemas em um dos seus pit-stops e caiu para oitava colocação depois de largar em sétimo.

Ed Jones seguiu com seu bom desempenho mostrado em Indianápolis e ficou na nona colocação depois de largar na última fila, terminando a frente de Spencer Pigot, que assumiu o 10o. posto quando Max Chilton teve problemas em sua parada.

Simon Pagenaud e Will Power encerraram um dia decepcionante para a Penske, terminando em 16o. e 18o. respectivamente, ambos sofrendo com a estratégia de três paradas.

 

Resultado final – Corrida 1 – Detroit:

  1. Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan)
  2. Scott Dixon (Chip Ganassi)
  3. James Hinchcliffe (Schmidt Peterson)
  4. Josef Newgarden (Penske)
  5. Alexander Rossi (Andretti Herta)
  6. Mikhail Aleshin (Schmidt Peterson)
  7. Helio Castroneves (Penske)
  8. Takuma Sato (Andretti Autosport)
  9. Ed Jones (Dale Coyne Racing)
  10. Spencer Pigot (Ed Carpenter Racing)
  11. Max Chilton (Chip Ganassi)
  12. Marco Andretti (Andretti Autosport)
  13. Ryan Hunter-Reay (Andretti Austosport)
  14. Carlos Munoz (AJ Foyt Enterprises)
  15. Tony Kanaan (Chip Ganassi)
  16. Simon Pagenaud (Penske)
  17. J.R. Hildebrand (Ed Carpenter Racing)
  18. Will Power (Penske)
  19. Esteban Gutierrez (Dale Coyne)
  20. Oriol Servia (Rahal Letterman Lanigan)
  21. Charlie Kimball (Chip Ganassi)
  22. Conor Daly (AJ Foyt Enterprises)