Foto: Joe Skibinski
Romain Grosjean conquistou neste sábado (29) a pole position para o Grande Prêmio do Alabama, quarta etapa da temporada 2023 da Indy. O piloto da Andretti Autosport acertou uma boa volta nos instantes finais do Fast Six da classificação realizada no Barber Motorsports Park ao cravar 1min05s8396, faturando a posição de honra pela segunda vez no ano.
A segunda colocação no grid de largada ficou com Álex Palou, piloto da Chip Ganassi que foi 0s0734 mais lento em relação a Grosjean. Pato O’Ward, piloto da McLaren, ficou com a terceira colocação no grid, e dividirá a segunda fila com Scott McLaughlin, quarto com a Penske. Scott Dixon, da Chip Ganassi, e Christian Lundgaard, da RLL, fecham a lista dos seis melhores no grid.
Melhor entre os pilotos que não avançaram ao Q3, Josef Newgarden ficou com a sétima posição com a Penske, e dividirá a quarta fila com Felix Rosenqvist, da McLaren. Rinus VeeKay, da Carpenter, partirá da nona posição, enquanto Alexander Rossi, da McLaren, foi o décimo. Will Power vai largar em 11º com a Penske, enquanto Kyle Kirkwood, da Andretti, completa o grupo dos 12 primeiros.
Líder do campeonato, Marcus Ericsson foi eliminado ainda na primeira rodada da classificação e largará da 13ª posição com o carro da Chip Ganassi, dividindo a sétima fila com Colton Herta, piloto da Andretti. Já Helio Castroneves foi apenas o 11º no primeiro grupo do Q1, e partirá da 21ª colocação com o carro da Meyer Shank.
O Grande Prêmio do Alabama da Indy será disputado neste domingo (30), a partir das 16h.
Q1 – Grupo 1
A classificação começou com os primeiros 13 pilotos partindo para a pista com os pneus duros. Kyle Kirkwood, vencedor em Long Beach há duas semanas, foi o primeiro a marcar tempo, com 1min08s9416. O piloto da Andretti Autosport logo foi superado por Scott Dixon, que acabou batido por Helio Castroneves, que marcou 1min06s3792 quando restavam sete minutos para o final da sessão.
O brasileiro da Meyer Shank foi aos boxes, mas viu Romain Grosjean tomar a ponta com 1min06s2666, enquanto Dixon pulou para o segundo lugar, logo à frente de Castroneves, Josef Newgarden, Kirkwood e Alexander Rossi. Após uma rápida passagem pelos boxes, os pilotos voltaram à pista com os pneus macios para o final da primeira rodada.
Newgarden tomou a ponta com o tempo de 1min05s8743 com a Penske, quando restavam dois minutos para o final do Q1 para o primeiro grupo. Sting Ray Robb pulou para a sexta colocação, caindo logo na sequência. Dixon e Rossi chegaram a liderar, mas Newgarden marcou 1min05s5883 para ser o mais rápido. Grosjean ainda se colocou em segundo.
Além de Newgarden e Grosjean, se classificaram para a segunda rodada Rossi, Kirkwood, Dixon e VeeKay. Líder do campeonato, Marcus Ericsson foi o sétimo e largará da 13ª colocação. Já Castroneves partira somente do 21º lugar na corrida deste domingo, após ser o 11º do grupo.
Q1 – Grupo 2
O segundo grupo do Q1 da classificação começou com os pilotos deixando os boxes. O primeiro a marcar volta foi Alex Palou, com 1min09s1619. Os tempos passaram a despencar, com Devlin DeFrancesco e Conor Daly se colocando na ponta. Palou voltou a baixar seu tempo, chegando aos 1min06s8851 para retomar a liderança.
Antes de visitar os boxes para colocar pneus macios, Scott McLaughlin avançou para a ponta com 1min06s2689. Palou tomou a liderança mais uma vez, agora com 1min05s5871, com O’Ward avançando ao segundo lugar. Santino Ferrucci, por sua vez, não saiu para a pista nos instantes finais, sendo eliminado. Palou, O’Ward, McLaughlin, Lundgaard, Rosenqvist e Power se classificaram
Ente os eliminados, chamou atenção Colton Herta, que foi o sétimo colocado do grupo e largará somente da 14ª colocação.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com Rinus VeeKay e Will Power se estranhando logo na volta de aquecimento. O primeiro a marcar tempo foi Palou, com 1min07s6299, sendo superado por Kirkwood. O espanhol da Ganassi voltou para a ponta, mas viu Dixon marcar 1min06s3498 para ficar com a primeira colocação com sete minutos para o final da classificação.
Com cinco minutos para o final da sessão, McLaughlin avançou para o segundo lugar, tomando o lugar de Palou. Newgarden, Grosjean e Kirkwood formavam a lista dos seis melhores, que tinha Dixon na liderança. Após rápida passagem pelos boxes, os pilotos partiram para a pista para buscar melhorar seus tempos buscando a vaga no Fast Six.
Kirkwood rodou ao sair dos boxes, mas conseguiu retornar ao traçado sem problemas. Palou tomou a ponta, mas acabou superado por O’Ward. Grosjean, por sua vez, tomou a liderança com 1min05s6829. Power e VeeKay, em pontos distintos, escaparam da pista, enquanto McLaughlin pulou para terceiro.
Os classificados foram Groajean, O’Ward, McLaughlin, Palou, Lundgaard e Dixon. Newgarden, Rosenqvist, VeeKay, Rossi, Power e Kirkwood foram eliminados.
Q3
A rodada final da classificação começou com os seis pilotos partindo para a pista e, mais uma vez, Palou sendo o primeiro a marcar tempo, com 1min08s2433, marca que foi superada por Grosjean, que cravou 1min06s0289. McLaughlin se colocou em segundo, logo à frente de Lundgaard. O espanhol da Ganassi acertou uma volta para se colocar em segundo.
Após a passagem pelos boxes, os tempos começaram a melhorar. McLaughlin pulou para a frente, mas viu O’Ward marcar 1min05s9382 para avançar ao primeiro lugar. Grosjean, por sua vez, marcou 1min05s8396 para garantir a posição de honra.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.