Hélio Castroneves garante a pole no retorno de Phoenix

O brasileiro Hélio Castroneves garantiu a pole-position em Phoenix, no retorno do circuito ao calendário da  Indy. Essa foi a 46ª pole de sua carreira, além de estabelecer um novo recorde de volta (192,631 mph), superando uma marcar que por 25 ficou nas mãos de Arie Luyendyk.

Tony Kanaan era o concorrente mais próximo, superando o companheiro de equipe de Helinho, Juan Pablo Montoya, por um 0,1 mph. Kanaan conseguiu sua primeira vitória na antiga IRL em Phoenix, em 2003.

Charlie Kimball vai partir da segunda fila, em quarto. Ed Carpenter, que liderou a sessão da manhã, não conseguiu nada melhor do que um quinto lugar, logo à frente de Scott Dixon e Josef Newgarden.

A classificação

O treino começou agitado, com Carlos Muñoz perdendo o controle de seu Andretti Autosport. Após o acidente, o piloto precisou de ajuda para sair do carro, mas pouco depois declarou sentir apenas dores na região dos joelhos. O acidente de Muñoz foi o terceiro do dia, depois que Takuma Sato e James Hinchcliffe também ficaram no muro ainda no primeiro treino, abandonando a chance de disputar posição no grid.