Colton Herta conquistou na tarde desse sábado (1) a pole position para a décima etapa da temporada 2023 da Indy, que é disputada no circuito de Mid-Ohio. Em uma classificação das mais apertadas, o piloto da Andretti Autosport derrotou Graham Rahal na última volta do Fast Six, cravando 1min06s3096 para ficar com a posição de honra na cidade de Lexington.
Rahal, com um carro da RLL, vai largar da segunda posição após ser superado em 0s0432 por Herta. Kyle Kirkwood, da Andretti, partirá da terceira posição, dividindo a segunda fila com Álex Palou, líder do campeonato e piloto da Chip Ganassi. Christian Lundgaard, da RLL, larga do quinto lugar, seguido por Scott Dixon, piloto da Chip Ganassi.
Melhor entre os pilotos que não avançaram ao Fast Six, Will Power vai largar em sétimo, dividindo a quarta fila com Scott McLaughlin, seu companheiro de equipe Penske. Marcus Ericsson, da Chip Ganassi, parte da nona posição, logo à frente de Felix Rosenqvist, da McLaren. Jack Harvey, com outro carro da RLL, e David Malukas, da Dale Coyne, completam o top-12.
Alguns dos destaques do grid terão de fazer corridas de recuperação. São os casos de Romain Grosjean, que largará da 14ª colocação com a Andretti, Josef Newgarden, 15º com a Penske, e do brasileiro Helio Castroneves, que inicia a corrida da 19ª colocação com a Meyer Shank. Também está neste grupo Pato O’Ward, piloto da McLaren que inicia a corrida do 25º lugar.
O grid será fechado por Simon Pagenaud, piloto da Meyer Shank que não foi liberado pelos médicos da Indy para participar da classificação após a capotagem sofrida no segundo treino livre do final de semana. O piloto deixou o acidente sem maiores problemas, mas deverá ser avaliado para participar da corrida ou não.
A etapa de Mid-Ohio da Indy será disputada neste domingo (2), a partir das 14h30.