Pato O’Ward foi o piloto mais rápido da quinta-feira (16) de treinos livres para as 500 Milhas de Indianápolis, mais importante prova do calendário da Indy. O mexicano da McLaren percorreu as 2,5 milhas do Indianapolis Motor Speedway em 39s3252 na melhor das suas 56 voltas, garantindo o melhor tempo da semana até o momento.
A segunda posição ficou com Scott McLaughlin, piloto da Penske que foi 0s2673 mais lento em relação a O’Ward. Álex Palou, com a Chip Ganassi, ficou com o terceiro melhor tempo, sendo seguido por Colton Herta, quarto com um equipamento da Andretti. O grupo dos cinco melhores em Indianápolis ainda contou com Josef Newgarden, da Penske.
Marco Andretti, com outro carro da Andretti, fechou a sessão com o sexto melhor tempo, ficando imediatamente à frente de Linus Lundqvist, sétimo com a Ganassi. Ed Carpenter, com um carro da própria equipe, a Carpenter, foi o oitavo, enquanto Will Power, da Penske, e Scott Dixon, da Ganassi, completaram a lista dos dez melhores.
Inscrito apenas para a Indy 500 nesta temporada, Helio Castroneves teve bom desempenho mais uma vez com a Meyer Shank, ficando com o 13º melhor tempo do dia. Já Pietro Fittipaldi, que disputa a temporada completa da categoria americana, colocou o carro da Rahal Letterman Lanigan (RLL) na 31ª posição entre os 34 pilotos que foram para a pista.
A quinta-feira ainda foi marcada por dois acidentes, os primeiros deste ano. Primeiro, Lundqvist perdeu o controle do carro e acertou o muro da curva 2 do IMS. Depois, Marcus Ericsson, com um equipamento da Andretti, bateu na curva 4, e viu seu carro ainda atingir o muro que divide a pista dos boxes do circuito, causando nova interrupção do treino.
As atividades da Indy no Indianapolis Motor Speedway seguem nesta sexta-feira, quando os pilotos voltam à pista com a configuração de classificação. O grid será definido ao longo de dois dias, no sábado e no domingo. As 500 Milhas de Indianápolis serão disputadas no dia 26 de março.