A Indy anunciou nesta quarta-feira (24) uma punição contra o Team Penske no Grande Prêmio de São Petersburgo, corrida que abriu a temporada 2024. Josef Newgarden, vencedor da prova, e Scott McLaughlin foram desclassificados por violação do push to pass, enquanto Will Power perdeu dez pontos no campeonato. Pato O’Ward, piloto da McLaren, herdou a vitória.
De acordo com a categoria americana, Newgarden e McLaughlin acionaram o push to pass antes da linha de chegada em uma das relargadas. Power não fez isso, e avançou ao segundo lugar na classificação, mas perdeu dez pontos nesta corrida. A Penske aceitou a punição e admitiu que não tirou o push to pass após os testes com motores híbridos.
A punição vem de maneira tardia por conta da descoberta da categoria do ocorrido, que só veio após o warm-up do Grande Prêmio de Long Beach, no último domingo. Com a desclassificação de Newgarden e McLaughlin, quem avançou a posição de pódio foi Colton Herta, terceiro colocado, atrás apenas de O’Ward e de Power.
Com as punições, a classificação do campeonato passa a ter Scott Dixon na liderança, com 79 pontos, contra 77 de Herta, o segundo colocado. Álex Palou é o terceiro com 67, seguido por Pato O’Ward, quarto com 64. Will Power, com 59, completa a lista dos cinco melhores. Pietro Fittipaldi também subiu na tabela, chegando aos 23 pontos, ocupando a 19ª posição.
A Indy prossegue a temporada 2024 já neste domingo, com a disputa do Grande Prêmio do Alabama.