Duas sessões de treinos livres e a tomada de tempos classificatória que vai definir o grid de largada das 100 Milhas da Califórnia dão início nesta sexta-feira (1º) à programação preparatória para a corrida mais importante da carreira de Thiago Medeiros. O piloto brasileiro, líder isolado da Menards Infiniti Pro Series, é o virtual campeão norte-americano da categoria e deve confirmar o título na prova deste sábado (2), penúltima do calendário.
Vencedor de cinco corridas neste ano, Medeiros tem objetivos definidos para a fase final da competição. A busca por vitórias na Califórnia e no Texas, na corrida que vai encerrar a temporada no dia 16, visa não só o título, mas também uma projeção maior junto aos chefes de equipe da Fórmula Indy, provável destino do brasileiro para a temporada de 2005. “Eu estou de olho numa vaga e preciso mostrar serviço às equipes”, ele considera.
A busca pela condição de recordista absoluto é outro desafio de Medeiros na reta final do campeonato. Ele superou o inglês Mark Taylor, campeão em 2003 e detentor das principais marcas da Infiniti até então, em vários quesitos. Em pole-positions (o placar favorável ao brasileiro é de 7 a 4), voltas lideradas (501 a 425), vitórias consecutivas (4 a 3) e poles consecutivas (5 a 2 em relação a A.J. Foyt IV, o campeão da temporada de 2002).
A única marca estatística de expressão que Thiago ainda não alcançou é de número de vitórias. Foram seis desde a corrida do Texas em 2003, quando foi ao topo do pódio pela primeira vez na categoria, até a corrida de três semanas atrás em Chicago. Mark, na campanha do título, ganhou sete vezes. “A chance de igualar o recorde dele ou até de me isolar em primeiro é grande, e para mim isso serve como motivação extra”, garante o brasileiro.
A programação da penúltima prova da Infiniti Pro Series para esta sexta-feira prevê com duas sessões de treinos livres de 30 minutos, às 12h15 e às 16h45, e a tomada de tempos classificatória, marcada para as 20h30. No sábado, haverá um último treino livre, às 17h45. A largada para as 50 voltas da prova no superoval com extensão de duas milhas está marcada para 20h30. Todos esses horários são referentes a Brasília.