Rafa Matos: “Erramos no acerto” para a prova de Miami

Definitivamente não foi o final que o brasileiro Raphael Matos, da equipe Andretti Green Racing, esperava para a primeira etapa de 2008 da Indy Lights. Largando na pole-position no oval de Homestead, em Miami, Matos liderou por 18 voltas e mantinha um bom ritmo até enfrentar os retardatários. O carro número 27 começou a perder desempenho no tráfego e o brasileiro passou 24 voltas na 2ª colocação, atrás de Richard Antinucci, da equipe Sam Schmidt. Com o carro saindo muito de frente, Matos caiu para a terceira colocação, onde permaneceu por 23 voltas até a bandeira branca, indicando a última volta. No entanto, nas últimas 1,5 das 100 milhas da corrida, o problema de instabilidade se agravou e o brasileiro andou a 6mph (milhas por hora) mais lento que os primeiros colocados. Com isso, Matos cruzou na oitava colocação, logo atrás da compatriota Bia Figueiredo. O vencedor da prova foi o piloto Dillo Battistini, que largou na 2ª colocação, ao lado de Matos e liderou ás últimas 4 voltas da prova.

“Erramos na escolha do acerto aerodinâmico. O carro saia muito de frente desde o início da prova, e isso foi piorando. Não tem muito que falar, pois simplesmente escolhemos uma configuração errada que comprometeu o nosso resultado. É uma pena, pois nossa equipe trabalhou muito bem neste final de semana”, lamentou o mineiro, de 26 anos. “Na última volta, tentei defender minha posição por dentro, mas o carro balançava muito na frente e tive que tirar um pouco o pé do acelerador. Por isso que o pessoal de trás me passou por fora”, explicou Matos.

Embora ainda decepcionado pela prova desse sábado, Rafa Matos tem uma boa perspectiva para as etapas seguintes da Indy Lights, no próximo sábado (5) e domingo (6), com a rodada dupla no circuito misto nas ruas de St. Petersburg, também na Flórida. Em 2007, Rafa Matos, atual campeão da Fórmula Atlantic, fez apenas quatro corridas na Indy Lights, sendo duas delas justamente nessa pista, quando venceu as duas provas e ainda levou uma pole-position para as suas estatísticas. “A expectativa é muito boa para St.Pete e espero recuperar os pontos que perdemos aqui em Miami”, destacou o brasileiro.