Raphael Matos, piloto da Andretti Green Racing, na Indy Lights, já demonstrou a sua habilidade em circuitos mistos ao largar na pole-position e vencer uma das corridas em St.Petersburg, logo na segunda etapa da temporada. No entanto, nos ovais, o mineiro ainda não conseguiu vencer. Foram sete etapas realizadas nesse ano, apenas as duas provas em St.Pete com curvas para os dois lados. Como a próxima rodada dupla em circuito misto acontece neste sábado (5) em Watkins Glen, Matos espera voltar ao pódio e subir na pontuação geral, mas aponta o preparo físico como essencial neste final de semana.
“Acredito que temos um excelente carro para as corridas em Watkins Glen, pois testamos aqui na semana passada e fomos o mais rápido. Essa é uma pista muito técnica e física porque tem muitas curvas de alta que exigem muito do piloto e de um bom acerto. Sendo uma rodada dupla no mesmo dia, toda a questão de preparo físico vai contar bastante. Acredito que agora é a hora de começar a recuperar os pontos, pois temos uma série de circuitos mistos no calendário”, explicou o mineiro, atual campeão da Fórmula Atlantic, sobre as três rodadas em circuitos mistos do calendário, além de Watkins Glen, em Mid-Ohio e Sonoma.
Como destacou Rafa Matos, a Indy Lights, categoria de acesso à Fórmula Indy, fará pela priemira vez as duas provas, válidas pela oitava e nona etapas de 2008, no mesmo dia. Por isso, haverá duas sessões de treinos livres nesta sexta-feira (4), antes do treino oficial que definirá o grid de largada da 1ª corrida. Na 2ª prova, que acontece logo após a classificação do GP de Watkins Glen da Fórmula Indy, os seis primeiros invertem as posições no grid.
Matos ocupa a 4ª colocação no campeonato com 188 pontos, 54 a menos que o líder Dillon Battistini, vencedor da última etapa em Iowa. Ao todo, serão 16 corridas no calendário de 2008. Além de Rafa Matos, a paulista Bia Figueiredo também representa o Brasil, na equipe Sam Schimdt, e ocupa a 6ª posição na tabela geral.