Às vésperas da etapa mais badalada do calendário da Menards Infiniti Pro Series, Thiago Medeiros demonstra total tranqüilidade para defender sua liderança. O piloto brasileiro da Sam Schmidt Motorsport acredita que a prova do próximo sábado (22) será uma das mais disputadas do ano, dada a tradição do circuito de Indianápolis, manifesta suas condições de tentar mais uma vitória na categoria de acesso à Fórmula Indy.
Thiago vem de uma notável vitória na segunda etapa, disputada no dia 20 de março em Phoenix, onde dominou os treinos livres, fez a pole, liderou de ponta a ponta, estabeleceu a volta mais rápida e recebeu a bandeirada final com mais de uma volta de vantagem sobre o segundo colocado, Arie Luyendyk Jr., seu companheiro de equipe. Mesmo assim, vê a prova no oval mais famoso do mundo com expectativas conservadoras.
“Indianápolis tem um clima todo especial para as provas, é um circuito tão tradicional que todo mundo fica um pouco mais motivado, nossa prova vai ser a preliminar das 500 Milhas, tudo isso entra na cabeça dos pilotos, mas eu estou bem tranqüilo”, assegura. “Analisando friamente, é uma corrida como as outras, nós vamos ter o mesmo trabalho para acertar o carro, para brigar pela pole. Não existe pressão extra”, diz o brasileiro.
Desde a prova em Phoenix, Medeiros tem-se dedicado ao trabalho de condicionamento físico, que incluiu até sua participação na Meia-Maratona de Indianápolis. Ele também participou de um treino coletivo. “Um dia foi pouco, porque a gente tinha muita coisa para testar, mas a equipe procurou aproveitar o que foi possível e, disso tudo, o saldo positivo é a gente ter um carro bom o suficiente para começar os treinos na quinta-feira”.
A programação em Indianápolis terá início nesta quinta (20), às 12h30 de Brasília, com o primeiro treino livre. Na sexta-feira (21) haverá um segundo treino, às 12h, e a tomada de tempos classificatória, às 14h45. O último treino livre está marcado para as 19h30. A largada da prova, no sábado, será dada às 15h, para 40 voltas. Todos os horários são referentes Brasília. Depois de duas provas, a classificação do campeonato é a seguinte:
1º) Thiago Medeiros (BRA/Sam Schmidt Motorsports), 94
2º) Phil Giebler (EUA/Keith Duesenberg Racing), 76
3º) Jesse Mason (CAN/Brian Stewart Racing), 67
4º) Arie Luyendyk Jr. (EUA/Sam Schmidt Motorsports), 62
5º) Rolando Quintanilla (MEX/Roquin Motorsports), 56
6º) Paul Dana (EUA/Hemelgarn 91 Johnson Motorsports), 54
7º) Brad Pollard (EUA/Kenn Hardley Racing), 49
8º) Marty Roth (CAN/Roth Racing), 46
9º) Matt Beardsley (EUA/Beardsley Motorsports), 44
10º) Leonardo Maia (BRA/Brian Stewart Racing), 35
11º) Tony Turco (EUA/Brian Stewart Racing), 32
12º) Billy Roe (EUA/Kenn Hardley Racing), 22
13º) Gary Peterson (EUA/AFS Racing), 18