A seqüência de vitórias de Thiago Medeiros na Menards Infiniti Pro Series foi interrompida neste domingo (25). Um problema mecânico no carro número 11 da Sam Schmidt Motorsports forçou o piloto brasileiro ao abandono na 76ª volta das 100 Milhas de Milwaukee, prova que contou pontos pela sexta etapa e marcou o encerramento da primeira metade do campeonato. A vitória foi conquistada por Paul Dana, vice-líder na tabela de classificação.
Medeiros vinha dominando a prova, que começou com um acidente triplo envolvendo Leonardo Maia, Billy Roe e Arie Luyendyk Jr. Na relargada, a disputa entre Dana, Brad Pollard e Jesse Mason permitiu ao brasileiro abrir mais de três segundos de vantagem. A diferença sobre o vice-líder Dana, que na 20ª volta era superior a sete segundos e meio, começou a crescer. Era de 10s3 na 30ª volta, de 12s6 na 40ª, de 16s2 na 50ª e de 19s12 na 60ª.
Na 70ª volta, sua vantagem sobre Dana era de 17s3 e começou a diminuir vertiginosamente. Até que, seis voltas mais tarde, o norte-americano assumiu a liderança para vencer pela primeira vez no ano, enquanto o brasileiro estacionava nos boxes para abandonar, também uma situação inédita na temporada. A quatro voltas da bandeirada final, a disputa pelo terceiro lugar levou Mason e Pollard a um acidente que forçou os dois a abandonar a prova.
Apenas três carros completaram as 100 voltas da prova. Dana venceu. Os novatos P.J. Chesson e Al Unser completaram o pódio. Medeiros, vencedor das quatro etapas anteriores, em Phoenix, Indianápolis, Kansas e Nashville, mantém a liderança com 76 pontos de vantagem sobre Dana, vice-líder. “É frustrante perder uma vitória assim, mas isso foi por causa de um problema num componente, não por um erro meu ou da equipe. Estamos tranqüilos”, diz.
A reta final do campeonato da Menards Infiniti Pro Series será aberta já no próximo domingo, 1º de agosto, com as 100 Milhas de Michigan. A corrida no circuito de maior média horária do calendário é aguardada de modo especial pelo piloto brasileiro, que dias depois deverá fazer seu primeiro teste com um carro da Fórmula Indy. A experiência de Medeiros com o carro da equipe Patrick, de quem partiu o convite, deverá ser confirmada nos próximos dias.
O resultado final das 100 Milhas de Milwaukee foi o seguinte:
1º) Paul Dana (EUA/Hemelgarn 91 Johnson Motorsports), 50min16s
2º) P.J. Chesson (EUA/Mo Nunn Racing), a 1s2033
3º) Al Unser (EUA/Keith Duesenberg Racing), a 32s6600
4º) Jesse Mason (CAN/Brian Stewart Racing), a 3 voltas
5º) Brad Pollard (EUA/Sam Schmidt Motorsports), a 3 voltas
NÃO COMPLETARAM
Thiago Medeiros (BRA/Sam Schmidt Motorsports), 24s8094
Leonardo Maia (BRA/Brian Stewart Racing), a 74 voltas
Billy Roe (EUA/Kenn Hardley Racing), a 100 voltas
Arie Luyendyk Jr. (EUA/Sam Schmidt Motorsports), a 100 voltas