Indy Lights
|
27 de agosto de 2017 00:34

Leist sai de 12º para 3º, mas pneu furado tira pódio a 5 voltas do fim

Piloto gaúcho de 18 anos foi um dos destaques da prova de hoje no oval de Gateway na divisão de acesso da Fórmula Indy; saindo de 12º lugar, Leist fez várias ultrapassagens e já estava em terceiro quando teve um pneu furado a poucas voltas do fim

Na luta pelo título da Indy Lights em seu primeiro ano nos Estados Unidos após se sagrar campeão da F-3 Inglesa, Matheus Leist lutou até as voltas finais da etapa de Gateway, disputada hoje. Largando em 12º lugar depois de enfrentar problemas com seu carro na classificação, o gaúcho de 18 anos já estava em terceiro, três posições à frente do líder do campeonato, Kyle Kaiser.

Mas um pneu furado faltando apenas cinco das 75 voltas fez com que o pódio fosse perdido com o pit stop extra, o brasileiro ficou em décimo lugar. Com os resultados deste sábado, Kaiser, que está em seu terceiro ano na Indy Lights, assegurou virtualmente o título – só precisa largar em Watkins Glen, no próximo final de semana, para ficar com o campeonato e o prêmio de US$ 1 milhão para correr na Indy em 2018.

“A corrida foi muito boa se considerarmos a grande melhora do carro entre a classificação, onde fomos 12º, e a corrida, onde consegui imprimir um ritmo forte e fazer várias ultrapassagens até chegar entre os três primeiros. Mas o toque que levei do Nico (Jamin) me fez não apenas perder o pódio aqui em Gateway, como minhas chances de título. É claro que é frustrante, mas o importante é que estamos fazendo um grande ano na minha estreia na Indy Lights, com três vitórias, incluindo a preliminar da Indy-500, e esperamos encerrar o ano com mais um grande resultado”, diz Leist.

Depois de conquistar o título da F-3 Inglesa no ano passado, o gaúcho foi contratado pela equipe Carlin para competir na divisão de acesso da Indy Lights e em seu primeiro ano venceu a “Freedom 100”, principal prova do ano na categoria, na preliminar das 500 Milhas de Indianápolis, e também foi o primeiro colocado em Road America e Iowa.

Em 2017, Leist também fez seu primeiro teste com o carro da Fórmula Indy, a convite da equipe Andretti – e foi o mais rápido entre os pilotos novatos. A Indy Lights fecha sua temporada 2017 na próxima semana no tradicional circuito misto de Watkins Glen, em Nova York, no dia 3 de setembro.

Os três primeiros hoje em Gateway

1. Santiago Urrutia

2. Juan Piedrahita

3. Colton Herta

 

Campeonato (top-5)

1. Kyle Kaiser, 316

2. Santiago Urrutia, 285

3. Colton Herta, 277

4. Matheus Leist, 260

5. Zachary Claman de Melo, 259

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.