Gaúcho de apenas 18 anos segue impressionando em sua estreia no automobilismo norte-americano: assim como em Indianápolis e Road America, o piloto da Carlin venceu em sua estreia no oval de Iowa, em uma corrida brilhante após sair da décima colocação
O piloto Matheus Leist, de 18 anos, mostrou mais uma vez porque é considerado um dos principais talentos do automobilismo brasileiro em busca de um lugar numa categoria top internacional. Depois de vencer em sua estreia no oval de Indianápolis e no circuito misto de Road America, hoje ele também venceu em sua primeira corrida no oval de Iowa.
Com o resultado, o gaúcho de Novo Hamburgo se tornou o piloto que mais venceu na temporada na Indy Lights – ele também é o melhor novato, ocupando a segunda posição, atrás apenas de Kyle Kaiser, norte-americano que faz seu terceiro ano na divisão de acesso da Indy Lights. A vitória de Leist fez a diferença cair de 27 para apenas 13 pontos.
O brasileiro da equipe Carlin também chamou atenção pela maneira que a vitória foi conquistada: ele largou apenas na décima colocação e conseguiu ultrapassar um a um seus adversários na pista, já que na Indy Lights não há pit stops.
A vitória foi consolidada em um dos grandes momentos de Leist no ano: em uma relargada, ele saltou para de sétimo para primeiro em menos de dois minutos, com manobras de ultrapassagens impressionantes. Sua vantagem foi ser o único piloto a andar na parte mais próxima do muro onde a maioria não arrisca andar e, justamente por isso, tem menor aderência e maior chance de perder o controle do carro.
“Foi um dia incrível, conseguimos sair de décimo para vencer pela terceira vez na temporada. Tentamos um ajuste que não deu certo no qualy, mas sabia que o carro estava excelente. Consegui explorar as linhas de fora e com isso consegui fazer as ultrapassagens e assumir a ponta. O resultado também foi ótimo para o campeonato, seguindo na vice-liderança e diminuímos bem a diferença para o Kyle (Kaiser)”, diz Leist.
O brasileiro fez impressionantes seis ultrapassagens em apenas dois minutos, algo incomum em um oval curto como o de Iowa, de 0.89 milha (cerca de 1,4 km). “Era um risco, claro, mas sabia que não adiantava ficar ali atrás sem tentar algo. Fiz uma ultrapassagem antes da relargada e vi que era possível arriscar por cima, na linha de fora”, diz Leist, que tem como coach o experiente piloto Danilo Dirani.
O bom desempenho do piloto de 18 anos rendeu no último mês um convite para testar um carro da Formula Indy da equipe Andretti em Road America, onde o gaúcho foi o mais rápido entre os novatos. O campeonato da Indy Lights terá mais seis etapas na temporada 2017 – a próxima será em Toronto, no Canadá, com a disputa de rodada dupla nos próximos dias 14 e 15.
Os cinco melhores hoje:
- Matheus Leist
- Santi Urrutia
- Dalton Kellett
- Colton Herta
- Kyle Kaiser
Campeonato (top-5)
- Kyle Kaiser, 216
- Matheus Leist, 203
- Colton Herta, 181
- Nico Jamin, 173
- Santiago Urrita, 165