Indy Lights
|
9 de julho de 2017 20:00

Mais uma vitória de Matheus Leist: desta vez em Iowa, saindo de 10º para 1º

Gaúcho de apenas 18 anos segue impressionando em sua estreia no automobilismo norte-americano: assim como em Indianápolis e Road America, o piloto da Carlin venceu em sua estreia no oval de Iowa, em uma corrida brilhante após sair da décima colocação

O piloto Matheus Leist, de 18 anos, mostrou mais uma vez porque é considerado um dos principais talentos do automobilismo brasileiro em busca de um lugar numa categoria top internacional. Depois de vencer em sua estreia no oval de Indianápolis e no circuito misto de Road America, hoje ele também venceu em sua primeira corrida no oval de Iowa.

Com o resultado, o gaúcho de Novo Hamburgo se tornou o piloto que mais venceu na temporada na Indy Lights – ele também é o melhor novato, ocupando a segunda posição, atrás apenas de Kyle Kaiser, norte-americano que faz seu terceiro ano na divisão de acesso da Indy Lights. A vitória de Leist fez a diferença cair de 27 para apenas 13 pontos.

O brasileiro da equipe Carlin também chamou atenção pela maneira que a vitória foi conquistada: ele largou apenas na décima colocação e conseguiu ultrapassar um a um seus adversários na pista, já que na Indy Lights não há pit stops.

A vitória foi consolidada em um dos grandes momentos de Leist no ano: em uma relargada, ele saltou para de sétimo para primeiro em menos de dois minutos, com manobras de ultrapassagens impressionantes. Sua vantagem foi ser o único piloto a andar na parte mais próxima do muro onde a maioria não arrisca andar e, justamente por isso, tem menor aderência e maior chance de perder o controle do carro.

“Foi um dia incrível, conseguimos sair de décimo para vencer pela terceira vez na temporada. Tentamos um ajuste que não deu certo no qualy, mas sabia que o carro estava excelente. Consegui explorar as linhas de fora e com isso consegui fazer as ultrapassagens e assumir a ponta. O resultado também foi ótimo para o campeonato, seguindo na vice-liderança e diminuímos bem a diferença para o Kyle (Kaiser)”, diz Leist.

O brasileiro fez impressionantes seis ultrapassagens em apenas dois minutos, algo incomum em um oval curto como o de Iowa, de 0.89 milha (cerca de 1,4 km). “Era um risco, claro, mas sabia que não adiantava ficar ali atrás sem tentar algo. Fiz uma ultrapassagem antes da relargada e vi que era possível arriscar por cima, na linha de fora”, diz Leist, que tem como coach o experiente piloto Danilo Dirani.

O bom desempenho do piloto de 18 anos rendeu no último mês um convite para testar um carro da Formula Indy da equipe Andretti em Road America, onde o gaúcho foi o mais rápido entre os novatos. O campeonato da Indy Lights terá mais seis etapas na temporada 2017 – a próxima será em Toronto, no Canadá, com a disputa de rodada dupla nos próximos dias 14 e 15.

 

Os cinco melhores hoje:

  1. Matheus Leist
  2. Santi Urrutia
  3. Dalton Kellett
  4. Colton Herta
  5. Kyle Kaiser

 

Campeonato (top-5)

  1. Kyle Kaiser, 216
  2. Matheus Leist, 203
  3. Colton Herta, 181
  4. Nico Jamin, 173
  5. Santiago Urrita, 165

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.