Jovem gaúcho de 18 anos lutava pela segunda colocação quando escapou da pista e bateu na proteção de pneus, sendo atingido por outro piloto logo na sequência e, assim, decretando um fim prematuro para a corrida deste sábado em Toronto
Depois de começar de maneira promissora o sábado com a conquista da primeira fila no GP de Toronto da Indy Lights, o jovem piloto Matheus Leist teve uma corrida complicada nesta tarde de hoje na divisão de acesso da Fórmula Indy.
Ainda na quarta volta, quando lutava pela segunda colocação, o gaúcho de 18 anos perdeu o controle do carro e atingiu a barreira de pneus – segundos depois, a traseira de seu Indy Light foi atingida por outro piloto (Nico Jamin) e com isso o piloto da Carlin teve que abandonar a prova 1 disputada hoje em Toronto, pista onde o jovem brasileiro corre pela primeira vez em sua carreira.
Mesmo com o resultado adverso, Leist segue como vice-líder da Indy Lights, acumulando três vitórias em 2017 (Indianápolis, na preliminar da Indy-500, Road America e Iowa). Só que agora o líder Kyle Kaiser ampliou a liderança: o norte-americano que faz seu terceiro ano na Indy Lights venceu a prova canadense e foi para 248 pontos, 37 de vantagem para o brasileiro.
“Foi realmente frustrante terminar a prova desta maneira, sabendo que a gente poderia buscar ao menos um pódio, já que larguei na segunda colocação. Em todo caso, temos condições de reagir amanhã e melhorar nossa pontuação no campeonato novamente”, diz Leist, que é o atual campeão da F-3 Inglesa e faz em 2017 seu primeiro ano no automobilismo norte-americano – é o mais bem colocado no campeonato entre os estreantes.
A tomada de tempos da prova 2 será amanhã às 10h e a corrida 2 acontece às 13h15 (horários de Brasília).
Campeonato após 11 de 16 etapas:
1. Kyle Kaiser, 248 pontos
2. Matheus Leist, 211
3. Colton Herta, 201
4. Santiago Urrutia, 187
5. Zachary Claman de Melo, 185