Indy
|
31 de agosto de 2024 21:17

Indy: O’Ward impede aproximação de Power e vence corrida 1 em Milwaukee

Pato O’Ward venceu neste sábado (31) a primeira corrida da penúltima etapa da temporada 2024 da Indy, disputada no circuito oval de Milwaukee. O piloto da McLaren mostrou um carro melhor na segunda metade da prova, e se valeu da negociação de ultrapassagens sobre os retardatários para vencer no circuito de uma milha localizado em Wisconsin.

Foto: IMS Photo

A segunda posição ficou com Will Power, piloto da Penske que chegou a ameaçar O’Ward nas voltas finais, sem conseguir a ultrapassagem. Conor Daly foi o terceiro com a Juncos Hollinger, equipe que conquistou seu primeiro pódio na categoria americana. Santino Ferrucci, da AJ Foyt, foi o quarto, seguido por Álex Palou, líder do campeonato e quinto com a Chip Ganassi.

Linus Lundqvist, da Ganassi, fechou a disputa com a sexta posição, terminando à frente de Alexander Rossi, sétimo melhor com um carro preparado pela McLaren. Scott McLaughlin, que liderou toda a primeira parte da prova, foi o oitavo com a Penske. Christian Lundgaard, da RLL, e Scott Dixon, da Ganassi, fecharam o top-10. Pietro Fittipaldi foi o 18º com a RLL depois de largar em 27º.

A corrida em Milwaukee contou com três acionamentos da bandeira amarela. Na primeira, Katherine Legge rodou sozinha na 83ª das 250 voltas de prova, sem acertar o muro. Depois, no giro 147, Marcus Ericsson e Josef Newgarden bateram quando disputavam a segunda posição, causando a entrada do Safety Car. Já na volta 187, Colton Herta viu uma roda de seu carro se soltar.

A Indy faz a segunda corrida em Milwaukee neste domingo (1), com largada às 15h30. Será a penúltima etapa da temporada 2024.

Confira como foi a corrida

A prova em Milwaukee começou com Scott McLaughlin mantendo a ponta na largada, sendo seguido por Linus Lundqvist, que superou David Malukas ainda nos metros iniciais. Mais atrás, Josef Newgarden manteve a décima posição, depois de ser o segundo mais veloz na classificação, mas largar de trás por conta de uma punição de nove posições por troca de motor.

Quem mostrou força no início da prova foi Colton Herta, que avançou ao quinto lugar ao superar Alexander Rossi, que no sexto giro foi ultrapassado também por Will Power. O americano pulou para o quarto lugar pouco depois, deixando Pato O’Ward para trás na volta 21. Com 27 voltas, os líderes já alcançaram os retardatários, e McLaughlin e Lundqvist passaram por Pietro Fittipaldi.

Líder, McLaughlin disparou 2,8 segundos em relação a Lundqvist com 40 voltas. O sueco da Chip Ganassi, porém, rapidamente descontou a diferença, trazendo-a para um segundo cinco voltas depois. Três voltas depois, foi aberta uma disputa pela primeira colocação, que foi tomada pelo novato na 49ª volta de corrida.

Quem fazia uma corrida muito discreta era o líder do campeonato Álex Palou, que vinha apenas na 14ª colocação com a Chip Ganassi, permitindo que Power, em sexto, descontasse pontos importantes na disputa pelo título. No pelotão da frente, Lundqvist abriu 3,3 segundos na volta 58, enquanto McLaughlin passou a ver Malukas se aproximar.

Nolan Siegel foi o primeiro a parar nos boxes e passou a se beneficiar de um bom desempenho dos pneus novos, descontando volta em relação ao líder. Na volta 61, Rossi fez sua troca de pneus e reabastecimento, o que foi seguido por O’Ward e Palou no giro 62. Marcus Ericsson fez o pit stop na volta 63, enquanto Herta parou no 64º giro. Fittipaldi trocou pneus na volta 65.

Entre os líderes, McLaughlin e Malukas partiram para os pits stops na volta 67, enquanto Lundqvist parou nos pits na volta 68, em troca lenta da Ganassi. Após as paradas, na volta 71, O’Ward tomou a liderança, seguido por Herta, McLaughlin, Lundqvist e Rossi. Dois giros depois, Newgarden acertou o muro, mas seguiu na pista.

Herta tomou a ponta da corrida na volta 78, ao passar por O’Ward, enquanto McLaughlin passou a descontar a diferença para os dois líderes. Marcus Armstrong finalmente foi aos boxes na volta 81, escancarando uma estratégia de duas paradas. Com 83 voltas, Katherine Legge forçou a primeira bandeira amarela da prova após rodar. Kyffin Simpson foi aos boxes com problemas.

Com 88 voltas, os líderes, exceto McLaughlin, entraram nos boxes para uma segunda parada. O neozelandês da Penske tomou a liderança, seguido por Sting Ray Robb, Herta, O’Ward e Rossi. Palou aparecia na nona posição, enquanto Power ocupava a 11ª posição. Fittipaldi aparecia com a 23ª posição após as paradas nos boxes.

A bandeira verde veio na volta 96, com Herta passando Robb para tomar o segundo lugar. Robb, por sua vez, despencou na classificação, enquanto Santino Ferrucci passando por Rossi para avançar ao quarto lugar. McLaughlin, mesmo com pneus mais desgastados em relação ao restante do pelotão, mantinha a liderança na volta 100.

O’Ward passou a atacar Herta pela segunda posição, conseguindo a ultrapassagem na volta 114. Cinco giros depois, o mexicano da McLaren deixou McLaughlin para trás e tomou a liderança da corrida. O neozelandês teve que se defender dos ataques de Herta, mantendo o segundo posto. Ericsson quase acertou o muro na curva 4 na volta 130, e três voltas depois, Newgarden e Fittipaldi abriram a rodada de paradas nos boxes. Ferrucci, por sua vez, passou por Herta e tomou a terceira posição da prova. Palou e Power entraram nos boxes na volta 136, com o espanhol saindo na frente.

Ferrucci avançou ao segundo lugar ao passar por McLaughlin, que foi aos boxes na volta 139, mesmo momento de Malukas e Lundqvist. Herta parou na volta 141, enquanto Ferrucci parou no giro 142. O’Ward visitou os boxes na volta 143. Após as paradas, o top-5 era formado por O’Ward, Newgarden, Ericsson, Palou e Power. Fittipaldi aparecia na 24ª posição.

A bandeira amarela foi acionada pela segunda vez na volta 147, quando Ericsson e Newgarden bateram quando duelavam pela segunda posição. A relargada veio na volta 158 com Herta e Ferrucci duelando pelo sétimo lugar. O piloto da AJ Foyt passou por Rossi e tomou o sexto lugar na volta 161. Na volta seguinte, o americano superou Rinus VeeKay, entrando no top-5.

O’Ward abriu um segundo para Palou, o segundo colocado, enquanto Ferrucci seguiu avançando e passou por McLaughlin para tomar o quarto lugar, começando a descontar a vantagem para os três líderes, que estavam separados por um segundo na volta 175. Mais atrás, Romain Grosjean e Conor Daly passaram a duelar pelo décimo posto em briga caseira da Juncos Hollinger.

McLaughlin e Rossi fora aos boxes na volta 185, abrindo a última rodada de pit stops. Na volta seguinte, Palou e Herta fizeram a troca de pneus e reabasteceram. O’Ward e Ferrucci pararam na volta 187, no mesmo momento em que a bandeira amarela foi acionada por um pneu que se soltou no carro de Colton Herta.

O australiano da Penske tomou a liderança por não ter feito a parada nos boxes antes da neutralização da corrida em Milwaukee, sendo seguido por Daly, Lundqvist, O’Ward e Lundgaard. Os três primeiros e Lundgaard visitaram os boxes na volta 195. O’Ward tomou a ponta, seguido por Ferrucci, Power, Lundqvist e Lundgaard.

A corrida foi reiniciada na volta 204, com Palou passando por Lundgaard para tomar o sexto lugar. Romain Grosjean apareceu lento na pista dois giros depois, retornando aos boxes. O lance envolveu Kyle Kirkwood, que quase foi ao muro. O’Ward abriu pouco mais de dois segundos sobre Ferrucci, que passou a ser pressionado por Power.

O australiano da Penske passou por Ferrucci com 28 voltas para o final, e viu o rival da AJ Foyt ser superado também por Daly. Palou foi outro que passou pelo ex-Fórmula 2, que despencou para o quinto lugar, recuperando o quarto posto pouco depois. Power, por outro lado, contava com os retardatários à frente do mexicano para se aproximar.

Com 14 voltas para o final, Power chegou de vez em O’Ward valendo a liderança. O piloto da McLaren conseguiu se livrar de retardatários e voltou a abrir vantagem com dez giros para o encerramento da disputa. Daly aparecia em terceiro, sem ser ameaçado e longe dos líderes.

Pato O’Ward seguiu com uma vantagem de um segundo para vencer em Milwaukee.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.