Pato O’Ward venceu neste domingo (7) a décima etapa da temporada 2024 da Indy, disputada no circuito de Mid-Ohio. O mexicano da McLaren tomou a liderança após a última rodada de paradas nos boxes, ao superar Álex Palou, e suportou aos ataques do líder do campeonato e atual bicampeão nas voltas finais para vencer pela segunda vez no ano.
A segunda posição terminou nas mãos de Palou, que liderou a maior parte da prova, mas viu um pequeno erro na última parada nos boxes custar a primeira posição para o mexicano. Scott McLaughlin completou a prova com a terceira colocação com a Penske, seguido por Colton Herta, quarto com a Andretti, equipe que ainda viu Marcus Ericsson completar a lista dos cinco melhores.
Alexander Rossi, com um segundo carro da McLaren, fechou a prova com sexta posição, terminando logo à frente de Christian Lundgaard, sétimo com a RLL. Kyle Kirkwood, da Andretti, cruzou a linha de chegada em oitavo, com Christian Rasmussen, da Carpenter, em nono. Santino Ferrucci, da AJ Foyt, completou a lista dos dez melhores. Pietro Fittipaldi foi o 24º com a RLL.
A temporada da Indy terá prosseguimento no próximo final de semana com a etapa de Iowa, que terá corridas no sábado, às 21h, e no domingo, às 13h.
Confira como foi a corrida
Antes da largada, David Malukas ficou parado ainda na saída dos boxes. Depois, já na pista, o carro de Scott Dixon teve problemas e obrigou o neozelandês da Chip Ganassi a estacionar o carro na pista. Malukas conseguiu retornar à pista, enquanto o veterano ficou parado na pista. A prova foi iniciada ainda assim, passando a contar voltas em bandeira amarela.
A bandeira verde veio na terceira volta, na reta oposta, com Álex Palou mantendo a ponta, seguido por Pato O’Ward e David Malukas. No pelotão atrás, Pietro Fittipaldi foi conservador e apareceu na 26ª colocação. Na frente, Colton Herta passou a perseguir Malukas buscando entrar no top-3, enquanto Palou disparou 2,5 segundos sobre o mexicano da McLaren.
Com dez voltas de disputa, Kyffin Simpson foi aos boxes para sua primeira parada, enfrentando problemas para religar o carro. Na volta 12, foi a vez de Josef Newgarden fazer sua troca de pneus e reabastecimento, o que foi seguido por Fittipaldi. Marcus Armstrong e Felix Rosenqvist pararam nos boxes no giro seguinte.
Pelo menos em um primeiro momento alheio aos concorrentes, Palou tinha 4,2 segundos de vantagem sobre O’Ward na volta 14. Malukas, em terceiro, já vinha mais de dez segundos distante do espanhol da Chip Ganassi e líder da corrida. A prova entrou em uma espécie de “compasso de espera” no pelotão da frente, sem disputas por posições.
Com 22 voltas, Dixon retornou à prova, apenas para testar o carro. Na volta 28, O’Ward foi aos boxes para sua primeira parada nos boxes, o que foi seguido por Malukas e por Marcus Ericsson. O piloto da Meyer Shank deixou o carro morrer em sua parada. Palou foi para os pits na volta 29, o que foi repetido por Herta. Scott McLaughlin tomou a liderança, mas parou nos boxes no giro 30.
Após as primeiras paradas, Palou tinha uma frente de cinco segundos sobre O’Ward, o segundo colocado. McLaughlin tomou o terceiro lugar, sendo seguido por Herta e Newgarden, este último, em uma janela de pit stops diferente. Malukas, que teve problemas em seu pit stop, despencou para a 13ª colocação após 34 voltas.
Newgarden partiu para a segunda parada nos boxes na volta 37, e Ericsson entrou no grupo dos cinco melhores. Felix Rosenvqvist, outro que vinha em estratégia de três paradas, se dirigiu para a troca de pneus e reabastecimento no giro 39. A corrida entrou na metade final com O’Ward descontando a vantagem de Palou para 3,8 segundos.
Em uma corrida em que as estratégias prevaleciam em relação às ultrapassagens, Newgarden, em 14º, buscava cortar a distância para Palou, que sofria com a aproximação de O’Ward, o segundo colocado, que cortou a diferença para 2,3 segundos na volta 50. Na volta 51, Ericsson passou por Herta, tomando a quarta posição.
Com 53 voltas, O’Ward chegou de vez em Palou, enquanto Malukas e Will Power fizeram suas paradas nos boxes. O mexicano da McLaren, que voltas antes reclamou de vibração nos pneus, foi aos boxes na volta 55. Na volta seguinte, o espanhol da Chip Ganassi partiu para a troca de pneus e reabastecimento, retornando atrás de O’Ward.
McLaughlin fez sua segunda parada e retornou na terceira posição, ainda distante dos dois líderes. Com 20 voltas para o final, Newgarden escapou da pista, mas seguiu na prova. Palou voltou a se aproximar de O’Ward com 20 voltas para o final da prova. Com 15 voltas para o final, Newgarden foi punido com uma passagem pelos boxes por retorno inseguro à pista.
Com 13 voltas para o encerramento da prova, O’Ward voltou a abrir vantagem sobre Palou, que só voltou a encostar no mexicano cinco voltas depois, após os dois líderes encontrarem os retardatários. Na volta 76, Palou cometeu um pequeno erro e quase escapou da pista, mas o mexicano não conseguiu se aproveitar para abrir vantagem.
Enquanto Romain Grosjean rodou, O’Ward seguiu para vencer em Mid-Ohio, mesmo muito pressionado por Palou. McLaughlin completou o top-3.