Álex Palou conquistou neste sábado (3) a pole position para o Grande Prêmio de Detroit, sétima etapa da temporada 2023 da Indy. No Fast Six, fase final da classificação realizada nesta tarde no circuito montado nas ruas da cidade americana, o piloto da Chip Ganassi marcou 1min01s8592, faturando a posição de honra para a corrida deste domingo.
A segunda posição acabou nas mãos de Scott McLaughlin, piloto da Penske que acabou 0s3000 distante do tempo obtido por Palou. Romain Grosjean, piloto que defende a Andretti Autosport, partirá da terceira colocação, dividindo a segunda fila com Scott Dixon, piloto da Ganassi. Vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Josef Newgarden parte em quinto com a Penske, enquanto Marcus Ericsson, da Ganassi, parte em sexto.
Entre os pilotos que não se classificaram para o Fast Six, Will Power foi o melhor, e largará da sétima posição com a Penske, dividindo a quarta fila com Simon Pagenaud, piloto que defende a Meyer Shank. Felix Rosenqvist vai largar em nono, tendo ao lado na quinta fila Pato O’Ward, seu companheiro de equipe. Marcus Armstrong, da Chip Ganassi, e Kyle Kirkwood, da Andretti, fecham o top-12.
Dois dos destaques das 500 Milhas de Indianápolis terão de fazer corridas de recuperação. Alexander Rossi foi eliminado ainda no Q1 e terá de largar da 13ª colocação com a McLaren. Santino Ferrucci, da AJ Foyt, largará da 22ª posição, enquanto Helio Castroneves, que rodou durante a sessão, vai largar da 23ª posição com a Meyer Shank.
O Grande Prêmio de Detroit da Indy será disputado neste domingo (4), a partir das 16h.